Fusão

CADE aprova combinação de negócios entre Vitru e UniCesumar

03/05/2022 11:05:00

Operação torna a Vitru (listada na Nasdaq) a companhia líder em educação a distância e referência em ensino presencial no Brasil

CADE aprova combinação de negócios entre Vitru e UniCesumar

 A Superintendência Geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) divulgou o parecer favorável à combinação de negócios entre a Vitru Educação, controladora da Uniasselvi, com a UniCesumar (que deve ser publicado no Diário Oficial da União - DOU). O parecer, de acordo com a Lei 12.529/2011, será considerado final após um período de revisão de 15 dias, contados da publicação no DOU, pelos Conselheiros do CADE. Com a combinação, a Vitru passará a deter 100% do capital da UniCesumar. A Vitru está listada na Nasdaq, em Nova Iorque (VTRU). O valor da negociação é de R$ 3,2 bilhões.

De acordo com o último censo do Ensino Superior, divulgado em março de 2022 pelo Ministério da Educação do Brasil (MEC), Uniasselvi e UniCesumar foram, respectivamente, as instituições números 1 e 3 em crescimento no mercado privado de educação digital do Brasil, entre 2016 e 2020. No Ensino Presencial, ambas as marcas detêm operações, com destaque para o curso de Medicina da UniCesumar.

Após a divulgação definitiva por parte do CADE - ao término do prazo de 15 dias - e havendo a aprovação, as partes envolvidas definirão a data do fechamento da Combinação de negócios e, consequentemente, do início das atividades de integração. Oportunamente, a Vitru realizará conferência com o mercado para repassar informações adicionais sobre os planos de integração.

"Desde o anúncio da assinatura da transação, em agosto de 2021, estamos planejando o processo de integração de acordo com as leis brasileiras, respeitando as pessoas e as culturas de cada empresa. E, à medida que o tempo evolui, ficamos mais confiantes no poder que a educação de alta qualidade tem na vida dos nossos estudantes ", disse Pedro Graça, CEO da Vitru Educação, que dividirá a presidência da nova companhia com William Matos, da UniCesumar.

Na data de fechamento, 62,9% do equity value serão pagos em dinheiro e 19,4% serão pagos com a emissão de novas ações da Vitru. Com isso, os atuais sócios da UniCesumar passarão a deter 23,6% do capital da Vitru. Os 17,7% restantes do equity value serão pagos em dinheiro 12 meses após o fechamento, corrigidos pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). A Vitru contratou linhas de crédito em bancos brasileiros no valor total de R$ 1,95 bilhão (financiamento de cinco anos) para a transação, a ser desembolsado no fechamento. O forte perfil de fluxo de caixa de ambas as empresas permitirá uma desalavancagem suave ao longo do tempo.