Fusão

CADE aprova combinação de negócios entre Vitru e UniCesumar

03/05/2022 11:05:00

Operação torna a Vitru (listada na Nasdaq) a companhia líder em educação a distância e referência em ensino presencial no Brasil

CADE aprova combinação de negócios entre Vitru e UniCesumar

 A Superintendência Geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) divulgou o parecer favorável à combinação de negócios entre a Vitru Educação, controladora da Uniasselvi, com a UniCesumar (que deve ser publicado no Diário Oficial da União - DOU). O parecer, de acordo com a Lei 12.529/2011, será considerado final após um período de revisão de 15 dias, contados da publicação no DOU, pelos Conselheiros do CADE. Com a combinação, a Vitru passará a deter 100% do capital da UniCesumar. A Vitru está listada na Nasdaq, em Nova Iorque (VTRU). O valor da negociação é de R$ 3,2 bilhões.

De acordo com o último censo do Ensino Superior, divulgado em março de 2022 pelo Ministério da Educação do Brasil (MEC), Uniasselvi e UniCesumar foram, respectivamente, as instituições números 1 e 3 em crescimento no mercado privado de educação digital do Brasil, entre 2016 e 2020. No Ensino Presencial, ambas as marcas detêm operações, com destaque para o curso de Medicina da UniCesumar.

Após a divulgação definitiva por parte do CADE - ao término do prazo de 15 dias - e havendo a aprovação, as partes envolvidas definirão a data do fechamento da Combinação de negócios e, consequentemente, do início das atividades de integração. Oportunamente, a Vitru realizará conferência com o mercado para repassar informações adicionais sobre os planos de integração.

"Desde o anúncio da assinatura da transação, em agosto de 2021, estamos planejando o processo de integração de acordo com as leis brasileiras, respeitando as pessoas e as culturas de cada empresa. E, à medida que o tempo evolui, ficamos mais confiantes no poder que a educação de alta qualidade tem na vida dos nossos estudantes ", disse Pedro Graça, CEO da Vitru Educação, que dividirá a presidência da nova companhia com William Matos, da UniCesumar.

Na data de fechamento, 62,9% do equity value serão pagos em dinheiro e 19,4% serão pagos com a emissão de novas ações da Vitru. Com isso, os atuais sócios da UniCesumar passarão a deter 23,6% do capital da Vitru. Os 17,7% restantes do equity value serão pagos em dinheiro 12 meses após o fechamento, corrigidos pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). A Vitru contratou linhas de crédito em bancos brasileiros no valor total de R$ 1,95 bilhão (financiamento de cinco anos) para a transação, a ser desembolsado no fechamento. O forte perfil de fluxo de caixa de ambas as empresas permitirá uma desalavancagem suave ao longo do tempo.


 





Especialista nacional em tributação imobiliária palestra em Blumenau sobre Reforma Tributária

Evento ocorre em 18 de setembro, numa parceria do Núcleo Imobiliário da ACIB com a Service Serviços Contábeis