LANÇAMENTO

64 cervejarias de 10 estados lançam versões da cerveja Catharina Sour, primeiro estilo brasileito

11/01/2022 08:00:00

64 cervejarias de 10 estados lançam versões da cerveja Catharina Sour, primeiro estilo brasileito

No próximo dia 19 de janeiro, 64 cervejarias de 10 estados brasileiros irão apresentar ao público, no mesmo dia, as suas versões da cerveja Catharina Sours.

Será o maior lançamento simultâneo do mercado nacional.

A Catharina Sour é o primeiro estilo de cerveja brasileiro.

O estilo foi idealizado pelas cervejarias de Santa Catharina em 2016 e incluído como um dos estilos no guia dos juízes e pode oficialmente concorrer como estilo brasileiro em concursos internacionais.

Foi aceito pelo BJCP (Beer Judge Certification Program), principal organização de certificação mundial para juízes de cerveja e bebidas fermentadas. Ele está presente em mais de 40 países, e conta com mais de 7 mil juízes ativos no programa.

LANÇAMENTO COLETIVO

Para o lançamento, cada cervejaria fez a sua receita de Catharina Sour e os rótulos chegam ao mercado no mesmo dia, com a mesma identidade visual.

De acordo com o Movimento Toda Cerveja, que realiza a ação, o intuito é chamar a atenção para o movimento cervejeiro independente e expandir o estilo para além do público cervejeiro.

De acordo com os organizadores, existem opções já consolidadas no paladar nacional, como as IPAs e as Weiss.

Por ter um perfil sensorial diferente, o aspecto curioso da adição de frutas e ser muito alinhada com o clima nacional, a Catharina Sour pode ocupar um posto similar nas preferências do brasileiro.

ESTILO BRASILEIRO

A Catharina Sour se tornou oficialmente o primeiro estilo de cerveja brasileiro aceito pelo BJCP (Beer Judge Certification Program),

O estilo começou a ser produzido profissionalmente em 2016, após um workshop que teve mais de 20 cervejarias locais.

Este workshop foi realizado um ano após um grupo de produtores caseiros de Santa Catarina, por meio da ACASC (Associação Catarinense das Cervejas Artesanais), resolver produzir algo em comum. Apesar de sua produção ter se iniciado em 2016, apenas em março de 2018 a Catharina Sour foi reconhecida pelo BJCP como o primeiro estilo genuinamente brasileiro.

Veja o que diz Gordon Strong, presidente do BJCP:

“O frescor e a vibração do sabor, a qualidade refrescante, a acidez que realça os sabores da fruta e o respeito com os ingredientes. Estas são as características que marcam a Catharina Sour”.

“Desde 2018, pessoas de fora do Brasil aprenderam sobre o estilo e brasileiros foram incentivados a fazê-lo ainda mais. Durante uma visita ao país, provei muitas amostras, tanto de cervejeiros caseiros quanto de marcas comerciais”.

“A Catharina Sour é um estilo atual. Uma Catharina Sour bem feita é refrescante em dias quentes e gosto muito de como as frutas são apresentadas de forma muito natural e fresca”.

“A Catharina Sour é uma cerveja refrescante de trigo, ácida e com frutas que normalmente apresentam um perfil tropical. Tem um corpo leve e a graduação alcoólica contida. No aroma, a fruta é identificada de forma imediata e a coloração também muda de acordo com a variedade selecionada. Especiarias, ervas e vegetais podem complementar a receita”.

PRIMEIRO ENVASAMENTO

A Cerveja Blumenau foi a primeira marca a envasar a Catharina Sour em garrafas, possibilitando que ela chegasse a pontos de vendas geograficamente distantes da fábrica.

Ainda hoje, os rótulos com adição de Pêssego e Maracujá fazem parte da linha de produtos.