COMÉRCIO

Vendas da Black Friday tiveram crescimento discreto em SC

03/12/2021 16:00:00

Vendas da Black Friday tiveram crescimento discreto em SC

Levantamento realizado pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina (FCDL/SC) revela que o crescimento nas vendas da Black Friday 2021 foi relativo.

Foram 4,32% de aumento em relação ao ano anterior. 

O resultado é reflexo do ambiente macroeconômico desafiador, com forte pressão inflacionária e menor renda da população, dólar em alta, fatores que acabaram deixando a data abaixo das expectativas.

Tivemos um volume maior de consultas na nossa base de vendas no crediário SPC na semana anterior a da Black Friday.

Foi observado que os lojistas estão aproveitando o mês inteiro de novembro para as realizar as promoções da data. 

Diferente de 2020, as lojas físicas tiverem uma representatividade maior que as lojas online, na proporção de 60% e 40%respectivamente.

As vendas de eletrônicos, celulares e móveis não foram tão expressivas, pois os produtos foram adquiridos durante a pandemia, no trabalho em home office.

O dirigente acredita que as incertezas da economia e o aumento da disparada dos preços, como a dos combustíveis, foram fatores que contribuíram para a pressão e apreensão do consumidor.

O presidente da FCDL/SC, Ivan Roberto Tauffer, avalia:

“Percebemos que as pessoas perderam o medo das compras onlineseja para consumir  ou pesquisar preços. O desafio é o comercio físico que precisa se reinventar para poder acompanhar seu concorrente”.