INDÚSTRIA TÊXTIL

Karsten, referência no setor têxtil, comemora 139 anos de história

29/09/2021 22:30:00

Karsten, referência no setor têxtil, comemora 139 anos de história

A Karsten, tradicional empresa têxtil catarinense, completa 139 anos de história no dia 29 de setembro.

A marca é considerada a sexta empresa mais longeva do Brasil.

Sua história começa em 1882, com teares trazidos da Alemanha, em um pequeno espaço com tecelagem, que tinha o nome de Tecelagem Roeder, Karsten & Hadlich. 

A força da empresa têxtil vem desde o século XIX, quando ainda gerava energia com as águas do Rio Itajaí-Açu para acionar as máquinas de fiação e os teares. 

Em 1916, a marca dá início à produção de toalhas de mesa, e em 1941, também começa a produzir tecidos para decoração. 

Quase 30 anos depois, em 1971, a empresa expande a marca internacionalmente, alcançando a liderança de exportação de produtos têxteis do Brasil, nos anos 2000.

Com a inovação sempre presente no DNA, a Karsten segue oferecendo cada vez mais qualidade nos produtos.

Em 2010, outra novidade, a empresa adquire a empresa paulistana Trussardi e, desde então, está em constante evolução e transformação.

A Karsten emprega mais de 3 mil pessoas e é responsável por contribuir com o desenvolvimento da região.

Desde 2017, está entre as 15 melhores empresas para se trabalhar em SC, de acordo com o ranking da consultoria global Great Place to Work.

FUTURO

Sediada em Blumenau, recentemente a empresa inaugurou uma fábrica em Ibirama, além de possuir o centro de distribuição em Gaspar e dez lojas próprias no sul do Brasil. 

Hoje, a marca também está presente em mais de 20 países.

No Brasil são mais de 7 mil pontos de venda dos produtos Karsten, Karsten Decor, Karsten Ateliê e Trussardi, que podem ser encontrados em lojas física ou nas lojas virtuais www.karsten.com.br e www.trussardi.com.br.

A companhia segue crescendo e adotou a estratégia de colocar o consumidor no centro de tudo e acelera o projeto de transformação digital, implementando processos omnichannel para melhorar a experiência do cliente, ampliando o relacionamento e facilitando os pontos de contato com as marcas.

O setor de varejo também se destaca por meio de um plano de expansão, com a previsão de, ainda em 2021, inaugurar uma loja em Maringá, no Paraná, e ampliar a loja física em Blumenau. 

A empresa se renova a cada oportunidade, seja em tecnologias, produtos ou processos. 

Como plano, quer adotar o projeto de Certificação Lixo Zero, que visa reciclar 90% dos resíduos gerados na fábrica. Além do projeto, pretende instalar painéis solares na empresa.

Udo Reiter, que está a quase 55 anos na Karsten, viu e passou por muitas transformações:

 “Vi a Karsten crescer muito e tive o privilégio de ensinar muitos colaboradores a se desenvolverem em suas funções. A empresa representa muito pra mim, é a minha segunda casa”.

Para celebrar os 139 anos de Karsten, e como forma de agradecimento, a empresa preparou uma semana especial para os trabalhadores, com o tradicional churrasco e um presente como comenta Armando Hess de Souza, Diretor Presidente da Karsten:

“É uma imensa alegria poder comemorar esta data tão importante ao lado daqueles que participam da nossa história no dia a dia. Juntos estamos construindo um futuro extraordinário e fazemos a diferença”

 

SANTA CATARINA MODA E CULTURA

Somos uma Plataforma Colaborativa criada em 2005 por empresários catarinenses com o intuito de conectar indústria, entidades e instituições de ensino, capacitando e promovendo a colaboração entre parceiros para a inovação.

Empresas associadas: Altenburg, Andritex, Audaces, Beagle, Blumenau Iluminação, Brandili, Brasil Botões, Censi Máquinas, Cia. Hering, Círculo, Coratex, Dalila Têxtil, Delta Máquinas, Diklatex, Dois Rios, Fakini, Fundação Hermann Hering, Gerson Otto, Grupo Cristina, Grupo Kamylus, Grupo Malwee, Grupo Marlan, Grupo Romitex, HI Etiquetas, Karsten, Keiser Moda Íntima, Latina Têxtil, Meias LOA, Marisol, Oceano Surf Wear, ONDM, Tecnoblu, Todolivro, Tony Fun, TêxtilLab e TRTêxtil.

Instituições de ensino parceiras: Furb, Instituto Federal Catarinense (Gaspar e Ibirama), Senac (Brusque), Senai (Blumenau, Brusque, Criciúma, Jaraguá do Sul, Joinville), Udesc, UFSC, Grupo Uniasselvi, Unifebe, Unisul, Univali (Florianópolis e Balneário Camboriú), Univille, Unochapecó e Unoesc.

Apoiadores - Fiesc-Senai, Tex Brasil, Abit e Apex Brasil.

Parceiros - Fundação Fritz Muller, Sintex, Acib, Assintecal, e Sebrae.

Saiba mais sobre nós. Venha nos conhecer. Participe!

www.scmc.com.br