PREMIAÇÂO

Inscrições para o 20º Prêmio Gustav Salinger de Empreendedorismo são prorrogadas

23/09/2021 12:00:00

Inscrições para o 20º Prêmio Gustav Salinger de Empreendedorismo são prorrogadas

O 20º Prêmio Gustav Salinger de Empreendedorismo, promovido pelo Núcleo de Jovens Empreendedores da Acib, está com inscrições abertas até o dia 27 de setembro. 

As inscrições, que se encerrariam nesta sexta, foram prorrogadas e serão aceitas até a meia-noite de segunda-feira (27). 

A novidade deste ano é a categoria Case de Inovação, que se soma às categorias da edição anterior: Comércio, Indústria, Serviços, Case de Marketing e Jovem Empreendedor. 

A cerimônia de premiação será no dia 8 de novembro, no Teatro Carlos Gomes, e será transmitida de forma on-line. 

O evento ocorrerá em conjunto com o aniversário de 120 anos da Acib.

Os vencedores receberão bolsa de estudo de pós-graduação da Unicesumar para um curso a escolher, troféu, certificado expedido pela Acib e uma veiculação em outdoor para divulgação do prêmio recebido, cedido pelo Núcleo de Mídia Exterior. 

As inscrições podem ser feitas pelo site www.acibjovem.com.br

A edição deste ano tem como patrocinadores BRDE, Unicesumar, NSC, Unimed, SEBRAE e Núcleo de Mídia Exterior da Acib, e como apoiadores Yon Comunicação e Núcleos de Inovação, Emissoras de Rádio e Marketing.

GUSTAV SALINGER 

Nascido na Alemanha em 1849, veio ao Brasil em 1876, primeiramente para Brusque e mais tarde Itajaí, onde trabalhou no estabelecimento comercial de Wilhelm Assenburg, também lecionando matemática aos seus filhos. 

Em 1881 fora encarregado por W. Assenburg pela sua filial em Blumenau. 

Salinger acabou adquirindo o estabelecimento comercial e fundando um negócio de importação de mercadorias e exportação de produtos coloniais.

A firma Gustav Salinger & Cia, rapidamente prosperou, ocasionando a abertura de filiais imponentes como a Casa Salinger. 

Entre 1889 e 1890 foi presidente da Câmara Municipal de Vereadores, período em que houve a adesão à República, já proclamada e aceita em todo território nacional.

Em 05 de novembro de 1901 participou da fundação da então Associação Comercial e Industrial de Blumenau (Acib), primeira associação empresarial de Santa Catarina, sendo escolhido como primeiro presidente.

Com a Companhia Industrial e Comercial Salinger representou uma das forças vivas do comércio de exportação e importação para a região do Vale do Itajaí. 

Líder empreendedor de muita força e coragem ajudou Blumenau a crescer e deixou sua marca para as futuras gerações. 

Nos últimos 25 anos da sua vida foi Cônsul da Alemanha, falecendo em 1920, aos 71 anos.