TECNOLOGIA

Catarinense ClipEscola registra crescimento de 500% em quatro anos 

27/04/2021 09:00:00

Catarinense ClipEscola registra crescimento de 500% em quatro anos 

A ClipEscola, plataforma que digitaliza mais de 200 atividades operacionais nas escolas, alcançou números representativos no início deste ano.

São mais de dois milhões de usuários ativos, o maior número no segmento de agendas digitais para instituições de ensino no Brasil, responsáveis pelo envio de meio bilhão de mensagens dentro do sistema.

Desenvolvida em Florianópolis no ano de 2014, com entrada no mercado educacional em 2016, a ClipEscola já foi adotada por 1,6 mil instituições de ensino, desde escolas regulares a cursos livres. 

A versatilidade da plataforma possibilita sua implantação em instituições de diferentes portes, com processos de comunicação escolar, automatização de recebimentos e cobranças, triagem de entrada e saída de alunos, assinatura digital para matrículas e rematrículas e desenvolvimento de ambientes virtuais de aprendizagem.

A tendência de crescimento é anterior à pandemia.

De 2017 a 2020, a ClipEscola teve um aumento de 500% no volume de escolas atendidas.

Esse total compreende instituições em 22 estados e no Distrito Federal. 

TRANSFORMAÇÃO DIGITAL COMO ECONOMIA DE TEMPO E RECURSOS

As mais de 200 atividades digitalizadas pela ClipEscola compõem o Programa de Transformação Digital M3I. 

O processo contempla desde a passagem da comunicação básica, na qual escolas utilizam ferramentas simples como agenda de papel e murais, à digitalização e uso de inteligência artificial.

O programa é composto por três estágios de maturidade. 

No Mobile, há a implantação da agenda digital, solução específica para as necessidades de comunicação entre instituição de ensino, professores, estudantes e responsáveis.

O estágio compreende ainda o desenvolvimento de ambientes de aprendizagem, como sala de aula virtual, e gestão de eventos, encontros e reuniões, com ferramentas de otimização aplicáveis a múltiplas atividades.

O segundo estágio, chamado de 360º, integra soluções de marketing e endomarketing, captação, matrícula e rematrícula, monitoramento de evasão e comunicações de equipe.

No 360º estão disponíveis ferramentas de automação de receitas, como o ClipPag, para a gestão de cobranças. 

Já o estágio de maturidade Inteligência Artificial possibilita a criação de mapa de humor, aplicável desde alunos e pais até verificação de clima organizacional e de prospecção.

Em números, a transformação do estágio básico à inteligência artificial possibilitou às instituições de ensino atendidas pela ClipEscola uma economia de R$43,8 milhões em recursos. 

Além disso, são 4,2 mil horas de atendimento economizados a cada 500 alunos, em um total de 5,6 milhões de horas otimizadas.

DESENVOLVIMENTO ACELERADO

Como empresa, a ClipEscola surgiu a partir de necessidades apontadas por uma pesquisa feita em 2014.

O levantamento, realizado em escolas de educação infantil e fundamental, apontou demandas na dinâmica de comunicação entre os pais e as instituições de ensino. 

Em novembro de 2015, foi desenvolvido um projeto-piloto, consolidado em janeiro de 2016 com a participação de investidores-anjo.

Em três meses, a ClipEscola registrou um crescimento de 30%, resultado que chegou a 200% após um ano de atividades. 

Os resultados exponenciais fizeram a empresa ser selecionada para o programa de aceleração da Endeavor em 2018.

O CEO da ClipEscola, Marcos Matias, analisa:

“Os sistemas de gestão resolvem bem as questões de notas, históricos e fechamento de caixa, mas quando o assunto é organizar a troca de informações entre escola, colaboradores, pais, alunos e terceiros, existe uma lacuna enorme”.

“Conseguimos entregar uma solução versátil, acessível para escolas de qualquer tamanho e com alto valor agregado”.

“Nossas funcionalidades cresceram à medida que fomos identificando as tarefas que mais geram retrabalho no dia a dia, focando no que entregava maior impacto para as escolas”. 

“Por isso nosso crescimento é tão rápido. Uma vez que a escola percebe as facilidades que pode ter, não tem mais como voltar atrás”.

“Uma comunicação eficiente tem alto valor para as organizações, é incrível a economia de tempo e recursos financeiros que se conquista por meio da digitalização de processos corriqueiros”. 

“Em um mercado cada vez mais competitivo e com usuários que já nascem no mundo digital, as escolas que não migrarem seu atendimento para as tecnologias a altura das já disseminadas, como nas redes sociais, perderão competitividade rapidamente.”

“A ClipEscola continua crescendo bem. Contamos com o apoio da comunidade de EdTechs, fundos de investimentos e entidades como a Endeavor para fomentar nossos próximos passos”. 

“O marco de dois milhões de usuários ativos nos consagrou como a maior plataforma de atendimento digital a pais e alunos do mercado, e não queremos parar por aí”. 

“A meta é crescer esse número em 400% nos próximos três anos, levando a transformação digital para escolas de todo nosso país”.