FINANÇAS

Como é o Imposto de Renda para quem investe em ações na Bolsa

21/04/2021 15:01:00

Como é o Imposto de Renda para quem investe em ações na Bolsa

Quem investiu na bolsa de valores no ano passado precisa declarar no Imposto de Renda 2021.

De acordo com a Exame Invest, mais de 1,5 milhão de investidores novatos precisam declarar as operações de renda variável para a Receita Federal.

Para quem não tem experiência em declaração de renda variável pedir as notas de corretagem para a corretora pode ajudar, isso porque a Receita exige que o contribuinte informe os detalhes sobre as operações realizadas.

VENDA DE ATÉ R$ 20 MIL EM UM MÊS

Vendas de ações no valor de até 20.000 reais em um mesmo mês não são tributadas. 

Mesmo assim, devem ser declaradas.

A isenção é válida para todas as ações em posse do contribuinte (não por corretora ou tipo de ação), e que não tenham sido compradas e vendidas no mesmo dia. 

Não são isentos os lucros obtidos com ações em operações day trade (iniciadas e terminadas no mesmo dia) nem em outros mercados (a termo ou de opções).

VENDA SUPERIOR A R$ 20 MIL EM UM MÊS

O lucro líquido obtido com a venda de ações em valor superior a 20.000 reais em um único mês — após a compensação de resultado negativo de meses anteriores, quando for o caso — é tributado em 15%. 

Já o ganho líquido de operações day trade é tributado em 20%.

Confira as orientações detalhadas publicadas no portal EXAME INVEST.

 

CONTEÚDO OFERECIDO POR MAINHARDT CONTABILIDADE

Em mais de 50 anos, temos o orgulho de ser uma das maiores empresas com foco em gestão em todo o estado de Santa Catarina.

Nessa caminhada, adquirimos uma sólida experiência de mercado que nos fez expandir horizontes, atingir outros públicos e construir parcerias de grande sucesso.

Temos um time de profissionais focados em entregar prazos e resultados para os clientes.

Para isso, investimos em constante atualização e capital humano, promovendo a cultura de uma parceria duradoura com nossos clientes

Converse com o nosso time:

(47) 3231-8800
relacionamento@mainhardt.com.br
 www.mainhardt.com.br