AGRICULTURA

Klabin expande programa “Matas Sociais” de agricultura familiar para SC

23/11/2020 15:25:00

Klabin expande programa “Matas Sociais” de agricultura familiar para SC

A Klabin, maior produtora e exportadora de papéis do país, expandiu para Santa Catarina o programa Matas Sociais – Planejando Propriedades Sustentáveis.

O programa busca fortalecer a agricultura familiar, desde a produção até a comercialização. 

Para marcar a chegada do programa, a empresa realizou no dia 9 de novembro, um seminário em Otacílio Costa, com o tema “Coalizão de apoio à agricultura familiar na Serra Catarinense”. 

O evento, promovido pela Klabin e Apremavi, teve apoio do IFSC, Udesc/CAV e a Epagri.

Contou com mais de 30 participantes e com transmissão online.

Assim como no Paraná, o programa Matas Sociais passa a dar apoio aos agricultores familiares dos municípios e das comunidades do entorno das operações da Klabin em Santa Catarina.

O apoio vai desde as etapas de produção, a adequação ambiental, apoio à comercialização de alimentos, passando por ações de formação, diversificação da propriedade e incentivo ao cooperativismo. 

O programa Matas Sociais, prevê dentre outras ações, que os produtores façam cursos, mutirões, visitas de intercâmbio e recebam gratuitamente mudas de plantas nativas para a recuperação de áreas degradadas, além do apoio à produção sustentável. 

Com foco no fortalecimento da agricultura familiar, o Matas Sociais soma esforços ao Programa Matas Legais, desenvolvido no estado há mais de 15 anos.

Além de incentivar a silvicultura de florestas plantadas, seja de pínus ou de eucalipto, com um plano de manejo sustentável, o programa também prevê o enriquecimento de florestas secundárias, o auxílio na conservação de fontes hídricas e do solo, a proteção da biodiversidade e a agricultura orgânica.

Uilson Paiva, gerente de Responsabilidade Social e Relações com a Comunidade da Klabin, afirma:

“O Matas Sociais promove oportunidades econômicas, sociais e ambientais, com diversas ações para a formação dos agricultores familiares”. 

“Estamos muito otimistas com os resultados que alcançaremos nessa nova etapa de atuação agora em Santa Catarina”.

“Neste momento, nossa ação de apoio à produção e comercialização dos produtos agrícolas ocorre no município de Otacílio Costa”. 

“Para 2021, está prevista a chegada do programa nas cidades catarinenses de Correia Pinto e Lages”.

Edinho Pedro Schaffer, presidente da Apremavi, destaca a importância do seminário: 

“O seminário apresentou alternativas e possibilitou a troca de experiências entre os participantes”. 

“O trabalho com agricultura familiar é um dos pilares da parceria Apremavi e Klabin nesses 15 anos de trabalho em Santa Catarina visando a restauração e a conservação de áreas”. 

“Nessa nova fase, o programa tem como objetivo promover alternativas econômicas e sociais para os agricultores da região de atuação da Klabin no estado”.