EMPREENDEDORISMO

Representatividade feminina cresce no mundo do empreendedorismo

20/11/2020 12:20:00

Representatividade feminina cresce no mundo do empreendedorismo

Nesta quinta-feira (19), foi comemorado o Dia Global do Empreendedorismo Feminino. 

Neste ano, o cenário econômico para elas foi ainda mais desafiador. 

Pesquisa divulgada pelo Sebrae mostra que os negócios liderados por mulheres foram mais impactados com a crise do coronavírus.

Foram afetados 52% dos negócios tocados por elas, de forma temporária ou definitivamente pela pandemia, contra 47% das empresas gerenciadas por homens.

O levantamento mostrou ainda a dificuldade que as empreendedoras têm no acesso ao crédito.

Entre as donas das empresas entrevistadas, 44% afirmaram que jamais buscaram empréstimo em bancos, contra 38% dos homens.

Outro dado importante é quanto a perda de renda. 

De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC), no primeiro trimestre de 2020, o número de mulheres que perderam o trabalho foi 25% maior que o de homens, aumentando a probabilidade de busca pelo empreendedorismo. 

Representatividade feminina

Atualmente, há cerca de 24 milhões de mulheres empreendendo no Brasil, contra 28 milhões de homens, conforme dados do Global Entrepreneurship Monitor. 

A coordenadora do Núcleo de Mulheres Empreendedoras da Acibr de Brusque, Gisela Gracher Stieven, destaca que o crescimento e a representação da mulher no empreendedorismo não são de hoje:

“Conforme o mercado foi mudando e a mulher foi criando corpo e se encorajando para o papel de protagonista, o resultado foi o crescimento dessa participação”. 

“Eu vejo que é um caminho sem volta, a mulher está bem posicionada, sabe o que quer”. 

“Esse crescimento é uma consequência dessa busca já há muito tempo de não ser mais coadjuvante, mas sim partícipe na linha de frente”.

Gisela também acredita que a contratação de especialistas para mentoria é uma boa opção para as empreendedoras:

“Eu vejo que a mentoria é algo bom sempre, não só para iniciar um negócio ou mantê-lo”. 

“Essa troca com alguém mais experiente, alguém que possa estar junto, é um aprendizado mútuo”. 

“Essa troca de aprendizado entre o mentor e o mentorado é extremamente importante no cenário atual”. 

A mentora e coach de carreira Siomara Marquetti, explica:

“Planejamento, plano de ação e acompanhamento dos resultados são alguns passos para fazer o negócio crescer, mesmo em tempos de crise”.

Ela realiza o serviço de mentoria na região para também auxiliar mulheres empreendedoras a planejar seu negócio, definir metas, analisar o mercado e construir ações de comunicação, marketing e vendas:

“A mentoria tem como foco ajudar a empreendedora a alcançar objetivos, aprimorando o seu negócio”. 

“O propósito é auxiliar a encontrar um caminho mais promissor, tendo como alvo o progresso e o crescimento pessoal e profissional do mentorada”.

“O Dia Global do Empreendedorismo Feminino traz a possibilidade do mercado refletir sobre a importância das mulheres para a economia do país”. 

“Cada dia mais a mulher conquista seu espaço. Ainda há um longo caminho a ser percorrido, para que haja uma situação de igualdade em uma sociedade historicamente machista como é a nossa”.