Imóveis

Santa Catarina registra aumento de 26,6% nas operações imobiliárias em 2020

01/10/2020 12:00:00

Santa Catarina registra aumento de 26,6% nas operações imobiliárias em 2020

As transações imobiliárias em Santa Catarina tiveram um aumento 26,6% na comparação entre os meses de janeiro a julho de 2019 e 2020.

Juros baixos, facilitação dos procedimentos de registros e valorização de novos ambientes em razão da quarentena imposta pela pandemia da Covid-19, são algumas das razões que explicam este aumento.

 

Em números absolutos, os registro de compra e venda de imóveis, doações, herança, partilha, entre outras, passaram de 66.915, nos meses de janeiro a julho de 2019, para 84.683, no mesmo período deste ano em SC.

Se levado em conta apenas as transações de compra e venda e herança de imóveis no estado, o aumento em comparação ao mesmos meses deste ano para 2019, é de 33,6%. 

Ao todo são 54.203 registros de compra e venda e herança nos sete primeiros meses de 2020, contra 40.438 no mesmo período de 2019.

 

Este é o resultado do inédito estudo Indicadores do Registro Imobiliário.

A iniciativa passa a publicar mensalmente os dados do mercado imobiliário em SC a entes públicos e privados.

Ela é coordenada pelo Colégio Registral Imobiliário de Santa Catarina (CORI/SC), com suporte técnico da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) e apoio oficial do Ministério da Economia, e pode avaliar o impacto que a facilitação do processo de registro imobiliário, agora totalmente online, trouxe ao segmento imobiliário.

 

Disponível por este link, a Central possibilita a realização de qualquer trâmite para registro de propriedades de forma online. 

Por meio desta plataforma é possível enviar documentos para registro de um imóvel, além de acessar uma série de serviços prestados pelos 129 Cartórios de Registro de Imóveis de Santa Catarina.

Entre eles a visualização de matrículas (registros), pedidos de certidões, pesquisa de bens, e outras funcionalidades exclusivas.

 

A plataforma de serviços online também disponibiliza o serviço do Guichê de Certidões, ferramenta unificada que permite a solicitação de diversos documentos necessários para garantir uma compra e venda segura, sem a necessidade do cidadão se deslocar a diferentes órgãos para a obtenção de certidões.

 

Dados Municipais

 

A capital, Florianópolis, teve um crescimento de registros imobiliários de 8,1% também nos meses de janeiro a julho de 2020 em comparação a 2019, passando de 7.088 para 7.660 operações. 

Só em registros de compra e venda, a busca passou de 4.644 em 2019 para 4.900 em 2020.

 

Por outro lado, em Joinville, os registros imobiliários diminuíram 13,2%, passando de 5.696 em 2019 para 5.032 em 2020. 

Uma das explicações para que os números tenham caído na cidade é a procura por imóveis em municípios menores, uma vez que o incremento do trabalho em home office fez muitas pessoas migrarem dos grandes centros para locais menos movimentados.

 

O presidente do Colégio Registral Imobiliário de Santa Catarina, Luiz Eduardo Freyesleben Silva, comenta:

 

“O aumento coincidiu com a integração eletrônica dos Cartórios de Imóveis de Santa Catarina em uma central de atendimento, possibilitando a realização de diversos serviços eletrônicos”. 

"Os usuários que precisam registrar um imóvel, realizar consultas e pedir certidões para efetuarem negócios, ou mesmo prestarem informações sobre suas propriedades, podem fazer tudo pela Central de Serviços do Registro de Imóveis, sem sair de sua casa".