Turismo

Santur lança programa Viaje+SC e plataforma de dados turísticos

30/09/2020 14:15:00

Santur lança programa Viaje+SC e plataforma de dados turísticos

A Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina (Santur) lança, nesta quarta-feira (30), às 16h30, duas relevantes plataformas para o turismo catarinense: o programa Viaje+SC e o Almanach, ferramenta de gestão de dados turísticos. 

A cerimônia de lançamento será na sede da Santur, em Florianópolis.

Contará com a participação do governador Carlos Moisés, além de convidados, entre eles representantes do trade, entidades do setor e imprensa, a fim de respeitar o limite de pessoas permitido pelos protocolos estabelecidos para o combate à Covid-19.

 

O Viaje+SC é um programa de incentivo ao turismo seguro dentro do estado. 

Os estabelecimentos que aderirem ao programa estarão alinhados aos protocolos sanitários para prevenção da Covid-19. 

Outro critério é a oferta de produtos e serviços diferenciados e condições especiais para residentes ou nascidos no estado, como descontos e vantagens, com o objetivo de estimular esse público a conhecer mais de SC.

 

Na cerimônia de lançamento, serão concedidos os primeiros selos Viaje+SC, que vão identificar os empreendimentos credenciados. 

O programa também está alinhado às premissas do Safe Travels, selo internacional emitido pelo World Travel & Tourism Council (WTTC), com respaldo da Organização Mundial da Saúde (OMS). 

SC é um dos poucos estados do país que conquistou o Safe Travels.

Com isso, a Santur se tornou embaixadora para emissão deste selo no estado.

 

Os produtos turísticos com o selo Viaje+SC estarão disponíveis para consulta no site do programa, com a possibilidade de filtrar a busca por região ou cidade.

Porém a reserva e a compra serão efetuadas diretamente com o estabelecimento responsável pelo anúncio. 

Para usufruir dos descontos e vantagens, o usuário terá que apresentar um documento no estabelecimento, comprovando que é nascido ou residente no estado.

 

Almanach: gestão de dados do turismo

 

O Almanach, nome escolhido pela Santur para batizar o projeto, reúne dados abertos de órgãos oficiais como a Secretaria de Estado da Fazenda, Junta Comercial do Estado, Ministério do Turismo, do Trabalho e da Educação.

 

A ferramenta é um facilitador na organização, apresentação e compreensão dos dados das atividades características do turismo (ACTs), possibilitando uma leitura geral ou segmentada do setor em SC. 

São informações como número de empresas, registros no Cadastur, empregos gerados, tipos de negócios, arrecadação de ICMS, entre outros.

Outra funcionalidade disponível é o mapeamento das palavras mais buscadas na internet, um indicador da preferência dos usuários nas pesquisas online relacionadas a destinos turísticos.