PRODUTIVIDADE

OBR Equipamentos Industriais: uma nova visão estratégica com nexBI

11/11/2020 21:00:00

Com o auxílio da Prosyst, houve a modernização da sua performance com um novo sistema de gestão

OBR Equipamentos Industriais: uma nova visão estratégica com nexBI

A OBR Equipamentos Industriais está há mais de 20 anos no mercado de distribuição de peças e produtos para automação industrial, trabalhando com fornecedores internacionais e compradores dentro do Brasil.

Com uma grande demanda de compras e vendas, a empresa atua diariamente com um extenso volume de informações.

Com o auxílio da Prosyst, houve a modernização da sua performance com um novo sistema de gestão, o nexBI.

Até então, a OBR trabalhava com várias ferramentas simultâneas para gerar e encontrar determinadas informações, em um processo onde a quantidade de clientes era proporcional à quantidade de consultas realizadas e de tempo gasto.


OTIMIZAÇÃO


O que o nexBI fez foi centralizar e otimizar todas as informações em um sistema com filtros inteligentes e dinâmicos, que permite a todas as áreas da empresa ter acesso a uma visão 100% integrada e estratégica do negócio em tempo real.

Nas palavras de André Schier, Diretor Comercial da OBR, “a implantação do nexBI trouxe ganhos palpáveis e um impacto produtivo muito importante para todas as áreas, em especial para o setor de Importação e Comercial”.


INTELIGÊNCIA E AGILIDADE NA TOMADA DE DECISÕES


Entre os principais ganhos, André destaca:
 

  • Visão gerencial diária da situação comercial da empresa.

  • Gestão de estoque integrada com o cenário de vendas.

  • Visão financeira de adimplência (obrigações financeiras em dia) x inadimplência.

  • Acompanhamento diário das metas e faturamento por vendedor.

  • Avaliação do volume de vendas e orçamentos x volume de importação.

  • Projeção de cenários positivos e negativos.

  • Timing para aproveitar oportunidades.
     

Para exemplificar este último ponto, devemos citar uma prospecção que surgiu com a solicitação de um orçamento com valor 30 vezes maior do que o ticket médio de compra. Sem o nexBI, o gestor responsável só teria acesso a este pedido provavelmente no fim do dia ou quando o relatório fosse gerado. Neste caso, ele visualizou em tempo real a entrada do orçamento e pode atuar prontamente junto ao vendedor, aproveitando a oportunidade.


FÁCIL ADAPTAÇÃO E RÁPIDO RETORNO


Outro aspecto destacado por André é que o nexBI foi facilmente compreendido pelos funcionários da empresa, que passaram a se beneficiar e a utilizá-lo de modo integral em seu dia a dia. Muito além da análise dos negócios, a ferramenta também proporciona uma visão geral das tarefas e pendências individuais, por setor, diárias e a médio-longo prazo, entre outras funcionalidades práticas.


SOBRE A OBR EQUIPAMENTOS INDUSTRIAIS


A OBR Equipamentos Industriais atua no mercado brasileiro desde 1998. Sua matriz está localizada em Joinville, SC e sua filial situa-se em São Paulo, SP. A empresa tem como missão oferecer soluções em amortecimento e movimentação em equipamentos com o que há de melhor no mercado mundial. A OBR possui um moderno centro de distribuição com estoques dos produtos em Joinville e São Paulo.