EMPRESAS

Empresa RIO amplia presença no setor de máquinas agrícolas e projeta crescimento de 55% até 2026

30/07/2025 19:00:00

Empresa RIO amplia presença no setor de máquinas agrícolas e projeta crescimento de 55% até 2026

A RIO – Riosulense, de Rio do Sul, que nasceu como fabricante de peças para linha automotiva e hoje é uma das principais empresas da América Latina desse segmento, também está consolidando a atuação no setor de máquinas agrícolas, projetando um salto significativo nos próximos anos.

A participação do “segmento agro” nos negócios da empresa, que representava 7% em 2024, cresceu para 9% neste ano e alcançará 14% até 2026.

Parte significativa desse crescimento será impulsionada por novos projetos, em fase de desenvolvimento.

Alguns tiveram início em 2025, mas o maior montante do fornecimento está previsto para o 2º semestre de 2026 em diante.

Para atender à demanda crescente, a RIO está investindo fortemente em automação e modernização de seu parque industrial, incluindo a ampliação da capacidade de armazenagem e a incorporação de novas células robotizadas.

Recentemente, a empresa adquiriu linhas de usinagem de última geração vindas da Alemanha e Inglaterra, voltadas para produtos de maior complexidade e tamanho, aumentando produtividade, agilidade e competitividade.

MAIS DE 200 PRODUTOS AGRÍCOLAS NO PORTFÓLIO 

Com mais de 200 part-numbers voltados para o setor agrícola — um crescimento de 33% em relação ao ano anterior — o portfólio da RIO atende às mais diversas demandas do setor.

Além de peças para motores, como guias, sedes, tuchos e camisas de cilindro, também se destacam peças maiores das mais variadas, entre elas, polias, carcaças de volante e rolamento, cubos de roda, discos de freio, tubos, conexões, coletores, flanges, ponteiras, além de outras peças estruturais de grande porte

O segmento agrícola é atendido na RIO por uma equipe comercial e técnica especializada.

O time participa regularmente de workshops, fóruns, visitas técnicas e eventos em fábricas de clientes, aprofundando seu conhecimento sobre as particularidades e exigências desse mercado.

A atuação da RIO no setor agrícola é nacional e internacional.

No Brasil, a empresa concentra suas operações nas regiões Sul e Centro-Oeste — polos relevantes da produção agropecuária.

No exterior, a RIO exporta para países como Finlândia, Estados Unidos, Índia, China e Inglaterra, além de ter iniciado recentemente fornecimento para a Argentina.

A expectativa é de ampliar ainda mais a presença nos Estados Unidos nos próximos anos.

Atualmente, a companhia fornece itens para diversos tipos de máquinas agrícolas, como tratores, plantadeiras, pulverizadores, colheitadeiras, colhedoras de cana, semeadoras, entre outras.

Para fortalecer ainda mais sua presença no setor, a RIO participou recentemente da AGRISHOW e já confirmou presença na 48ª Expointer, que ocorrerá de 30 de agosto a 7 de setembro, em Esteio (RS), um dos principais eventos do agronegócio na América Latina.

Gustavo Piovesan Correa, Gerente Geral de Vendas da RIO, diz: 

“Estamos preparando nossa estrutura fabril para essa nova fase de expansão”.

O crescimento é sustentado por uma combinação de fatores estratégicos e conjunturais:

“Esse ano, o setor agrícola brasileiro retomou o ritmo de produção, após um ano desafiador marcado por estoques elevados e adversidades climáticas, como as enchentes no Rio Grande do Sul”.

"Com o mercado retomando um ritmo normal de produção, a RIO tem observado aumento no volume de compras, tanto de clientes com presença mundial quanto de novas parcerias com empresas nacionais”.

“Acreditamos no potencial do agronegócio brasileiro e internacional”.

"O Brasil possui uma das maiores áreas agricultáveis do mundo e atrai investimentos constantes de empresas nacionais e multinacionais”.

"É essencial que estejamos inseridos e preparados para acompanhar esse movimento”.





Tecnologia de reconhecimento facial moderniza prova de vida na previdência pública

Solução digital evita deslocamentos e garante autonomia para aposentados com limitações de mobilidade ou que residem em outras cidades



Mercado de veículos em Santa Catarina cresce 23,84% em março

No terceiro mês do ano, o mercado catarinense contabilizou 21.517 unidades emplacadas, frente a 17.375 unidades registradas em fevereiro



Entenda por que os empreendimentos compactos são opções atrativas para investimento e moradia      

A crescente procura por esse tipo de imóvel está ligada a três perfis principais de público



Exportações de SC alcançam US$ 2,7 bilhões no primeiro trimestre. Tarifaço causou queda

Vendas ao exterior recuaram 2,6% no período, puxadas pela queda expressiva das exportações para os EUA, que foi de 44,6%