FUTURO

Entra21: Aula Magna reúne autoridades estaduais em Blumenau

12/05/2022 12:00:00

Pela primeira vez, o programa de capacitação em TI está presente em quase 80% do estado de Santa Catarina

Entra21: Aula Magna reúne autoridades estaduais em Blumenau

Um momento que vai entrar para a história do ecossistema de inovação de Santa Catarina. A Aula Magna da edição de 2022 do Programa Entra21, realizada nesta quarta-feira, 11 de maio, no auditório do Centro Empresarial Blumenau (CEB), representou um marco para o programa, para a cidade e para o Estado. O evento foi muito prestigiado, contando com a presença de autoridades de todo o estado do setor público e privado. “É a primeira vez, em 17 anos de existência, que o Entra21 está sendo realizado de forma estadual, atingindo mais de 200 cidades de Santa Catarina”, destacou o coordenador geral do Entra21, Sérgio Tomio.

Ele destacou os números surpreendentes desta primeira edição estadual. Foram 11.085 inscrições, sendo que oito mil realizaram o ciclo completo e 5.155 passaram por entrevistas individuais com as psicólogas do Programa. “Colocamos em sala mais de 640 alunos, sendo 453 no formato presencial e 208 no online. E todos os demais que completaram o ciclo completo de inscrição estão aptos a participar na modalidade EAD, com quatro trilhas de aprendizagem à disposição, em mais de 300 horas aulas com capacitação em desenvolvimento de sistemas e mídias digitais”, destaca Tomio.

“Hoje estamos atingindo um marco importante tanto para a Blusoft quanto para o Entra21. Estamos evoluindo a cada ano. O Entra21 mudou a matriz econômica de Blumenau e agora, queremos levar tudo isso para outros patamares”, evidenciou Bruno Tiergarten, presidente da Blusoft.

O vice-presidente de talentos da Acate, Moacir Antônio Marafon, destacou que esta área de TI "vem crescendo dois dígitos por ano e que hoje SC representa o quarto estado brasileiro em número de colaboradores. Hoje temos 86.900 pessoas que trabalham em empresas de TI, e mais de 24 mil empreendedores e faltam talentos para preencher vagas”, observou, destacando a importância de programas de formação como o Entra21.

Fábio Zabot Holthausen, presidente da Fapesc, destacou a importância desta capacitação oferecida tanto presencialmente quanto em formato online. “Aprendemos a trabalhar neste mundo híbrido, neste mundo remoto e temos que usar isso para gerar o desenvolvimento das nossas regiões. Levar este programa de forma escalada para todo o Estado foi um verdadeiro desafio”, pontuou.

Desafio também foi o foco da fala do prefeito de Blumenau, Mario Hildebrandt. “Blumenau se sente honrada em ter em seu embrião o Entra21 que agora é um programa estadual que dá condição de geração de emprego, renda e o principal: transformação social para todo o Estado”, disse.

Após a fala das autoridades, a Aula Magna foi conduzida pela consultora de marketing Camila Renaux, eleita por duas vezes a melhor profissional de Marketing Digital do Brasil. Os alunos desta edição do programa participaram da cerimônia de forma online, por meio da transmissão simultânea do evento pelas redes sociais do Entra21.

As aulas com as turmas presenciais e online seguem até o segundo semestre deste ano, quando será feita a formatura e direcionamento dos alunos para as vagas de emprego junto à empresas âncoras e cotistas além de demais parceiros do Programa.

PARCERIAS PARA O DESENVOLVIMENTO DE NEGÓCIOS EM TI

Fundado em 1992, o Blusoft é a entidade que congrega as empresas do setor tecnológico de Blumenau e região.

É integrada por associadas de todos os portes, entre elas algumas das maiores empresas nacionais e multinacionais, como Senior, Benner, HBSIS Ambev, Philips e T-Systems, além de diversas startups.

A entidade promove diversas ações de integração, networking e geração de negócios, além de defender pautas relacionadas ao desenvolvimento do setor.

Venha interagir e crescer com as empresas mais inovadoras do mercado!

www.blusoft.org.br

(47) 3323-3598