INVESTIMENTOS

Governo SC contrata Bolsa de Valores de SP para promover licitação de PPPs e concessões

16/04/2022 13:04:00

Governo SC contrata Bolsa de Valores de SP para promover licitação de PPPs e concessões

A Secretaria de Estado da Administração de Santa Catarina (SEA) publicou no Diário Oficial do Estado a inexigibilidade de licitação 0061/2022, com contratação de serviço especializado para assessorar o processo licitatório de futuras concessões do Governo de Santa Catarina. 

A empresa contratada será a B3 S.A– Brasil, Bolsa, Balcão, a tradicional Bolsa de Valores de São Paulo.

O secretário de Estado da Administração, Jorge Eduardo Tasca, dá os detalhes:

“A B3 se apresenta como a instituição mais indicada para a realização destas licitações, pois dispõe de infraestrutura completa para a realização dos certames e para a prestação de diversos serviços, que incluem desde o apoio à operação licitatória até a organização física do evento e a condução da disputa dos interessados”

“Os principais processos de privatização do governo federal são realizados hoje com o auxílio da empresa”.

“Além disso, a contratação da B3 S.A. possibilita a utilização da bolsa para facilitar o acesso e a divulgação a potenciais investidores, uma vez que possui conhecimento profundo do mercado e das inter-relações dos atores que nele atuam”.

“A Brasil, Bolsa, Balcão também detém o conhecimento das regras da dinâmica de funcionamento de empresas e demais instituições públicas e privadas presentes no mercado”.

FUNCIONAMENTO

O Governo do Estado divulgou a seguinte explicação para o funcionamento destas atividades:

  • O papel da contratada será o de dar todo o suporte a quatro processos licitatórios de concessão que serão realizados dentro do Programa de Parcerias e Investimentos do Estado de Santa Catarina (PPI-SC): Mirante da Serra do Rio do Rastro, Complexo Prisional, Complexo Hospitalar e Aeroporto de Jaguaruna.
  • Tal suporte vai desde a estrutura física até a expansão e amplitude internacional na divulgação dos certames, ampliando a competitividade e a transparência nas licitações.
  • A inelegibilidade implicará em uma despesa de R$ 440 mil por projeto, que serão pagos pelas empresas vencedoras das licitações. No caso de eventual insucesso do certame, caberá ao Estado realizar o pagamento à B3 da quantia de R$ 141 mil por projeto sem êxito.
  • A B3 foi contratada por inexigibilidade de licitação, haja vista ser a única bolsa em operação no país, sendo notória a sua especialização na atividade.
  • As hipóteses de contratação sem concorrência pública são chamadas de contratações diretas e estão previstas na Lei 8.666/93, mais conhecida como Estatuto das Licitações e Contratações Públicas.
  • Entre os casos em que a administração pública pode ou deve deixar de realizar a licitação, estão os contratos do PPI-SC com organismos multilaterais como o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e Caixa Econômica Federal (CAIXA).
  • O PPI conta hoje com quatro projetos de Parceria Público-Privada (PPP) e sete projetos de concessão comum em sua carteira, que somam mais de 7 bilhões de reais em valor de contrato.
  • O PPI-SC é coordenado pela Diretoria de Desestatização e Parcerias da Secretaria de Estado da Fazenda, responsável por definir, disciplinar e exercer a supervisão técnica e a orientação normativa dos processos pertinentes aos projetos de PPP, concessão comum, privatização, desinvestimento, liquidação e demais formas de desestatização prevista em Lei.
  •  
  • As licitações pertinentes ao Programa são realizadas por Comissão Especial de Licitação, instituída para este fim, e presidida pela Diretoria de Gestão de Licitações e Contratos da Secretaria de Estado da Administração.

 

CONTEÚDO OFERECIDO POR MAINHARDT CONTABILIDADE

Em mais de 50 anos, temos o orgulho de ser uma das maiores empresas com foco em gestão em todo o estado de Santa Catarina.

Nessa caminhada, adquirimos uma sólida experiência de mercado que nos fez expandir horizontes, atingir outros públicos e construir parcerias de grande sucesso.

Temos um time de profissionais focados em entregar prazos e resultados para os clientes.

Para isso, investimos em constante atualização e capital humano, promovendo a cultura de uma parceria duradoura com nossos clientes

Converse com o nosso time:

(47) 3231-8800
[email protected]
 www.mainhardt.com.br