INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Casos de sucesso no Brasil ainda são poucos, mas a IA é o futuro

09/04/2021 17:10:00

Casos de sucesso no Brasil ainda são poucos, mas a IA é o futuro

A Fácil é uma legaltech que investiu em seu próprio ferramental para a utilização de algoritmos de inteligência artificial – IA em seus produtos. O PARKER já é utilizado em diversos clientes com muito sucesso.

Clientes que recebem 1.000 publicações diárias, que devem ser distribuídas para suas equipes, já têm a ajuda do PARKER. Em 900 delas, o PARKER classifica corretamente a publicação, sugere a providência adequada e a insere na agenda do advogado com o prazo para cumprimento. Isso significa um índice de acerto de 90%. Apenas 10% das publicações ainda necessitam do auxílio de profissionais para os devidos ajustes manuais.

Desnecessário dizer que agentes automatizados auxiliam no aumento da produtividade desempenhando papel importante na otimização do tempo do advogado. Investimentos na utilização de algoritmos de aprendizado de máquina – machine learning, têm demonstrado que, além do retorno financeiro a médio e longo prazos, há um melhor aproveitamento na utilização das equipes, pois profissionais podem ser deslocados para as atividades mais nobres da advocacia.

Por que, após um período de muita euforia, as soluções maduras e de sucesso para utilização no Brasil ainda são poucas? Podemos citar algumas razões:

Os exemplos de IA vindos de outros países, principalmente dos Estados Unidos, escondiam um fato importante: os direitos são diferentes. A forma que a IA é aplicada em outros países deve ser analisada à luz do direito comparado. Muitas das soluções apresentadas não se prestam para utilização no Brasil. Como em quase tudo, temos que tropicalizar.

Utilizar IA, diferentemente de outros programas tradicionais, exige um serviço constante de acompanhamento. Cientistas de dados devem analisar regularmente o nível de aprendizado dos algoritmos e realizar mudanças em configurações, ou até mesmo, mudar o algoritmo utilizado, principalmente quando os níveis de aprendizado não evoluírem ou se mostrarem insuficientes. O PARKER apresenta relatórios para que o próprio usuário acompanhe seu desempenho. A forma como o cliente classifica seus dados, e os tipos de dados, modificam os índices de aprendizado da IA. Novos modelos devem ser colocados à disposição dos clientes, na busca incessante pela melhoria dos índices de acerto.

A IA nunca está isolada. Ela deve estar ligada aos sistemas e seus dados. Essa é uma tarefa que é facilitada quando o mesmo produtor tem as duas soluções, como é o caso da Fácil. Por exemplo: quando uma rede social utiliza IA, ela está utilizando uma base de dados padrão dela, que não varia de cliente para cliente. Um sistema de gestão sofre alterações constantes de cliente para cliente e algumas alterações podem necessitar de tratamentos especiais. Em outras palavras: para uma empresa de software que tem um ERP completo, e que adapta o sistema para cada cliente, como é normal, deve haver uma gestão muito próxima dos algoritmos de IA. Isso é dificultado, e principalmente gera custos adicionais, quando empresas de software utilizam tecnologias de terceiros.

Há no mercado ótimas soluções de IA, genéricas, que atendem diversas áreas do conhecimento humano, mas que são dispendiosas e pesadas, pois foram construídas objetivando essa generalidade. A Fácil se especializou em textos e dados e oferece uma solução que se adequa à demanda de cada cliente, com resultados óbvios no preço para o cliente e no custo de manutenção.

Quando são utilizadas soluções de fornecedores diferentes, uma empresa não tem o domínio sobre a aplicação da outra, dificultando e encarecendo o suporte. A Fácil domina as duas tecnologias e utiliza seu ferramental apenas para seus produtos. Isso propicia um suporte facilitado.

Conheça todas as funcionalidades do PARKER e da versão 7 do Espaider. Utilize IA com muito sucesso. Conheça outros cases em nosso site.

Fale conosco e saiba mais sobre o Espaider 7 para departamentos jurídicos e escritórios de advocacia, com sua nova interface, ainda mais fácil de utilizar e o mais completo da categoria. Esteja um passo à frente sempre com o Espaider.

 

LIDERANÇA EM SOFTWARES DE GESTÃO JURÍDICA

FÁCIL é uma empresa líder em softwares de gestão jurídica, com produtos voltados para departamentos jurídicos de empresas e escritórios de advocacia.

Somos pioneiros no desenvolvimento de ferramenta de Inteligência Artificial exclusiva para a área jurídica.

Fornecemos estrutura própria de datacenter.

Temos como clientes algumas das maiores empresas nacionais e multinacionais, bem como os principais escritórios de advocacia do país.

Veja AQUI alguns de nossos clientes.

Saiba mais em www.facil.com.br.