FEIRAS E EVENTOS

Feistock acontece em junho e deve impulsionar a economia catarinense

06/05/2024 09:00:00

Feistock acontece em junho e deve impulsionar a economia catarinense

Em 2024, a Feistock completa 20 anos, consagrando-se no cenário de móveis e decorações como a maior feira do Brasil com venda direta ao consumidor. 

Além de garantir resultados positivos para os mais de 100 expositores de cada edição, o evento contribui com a geração de emprego e renda.

Neste ano, a feira ocorre nos dias 13 a 16 de junho de 2024, na Promosul, em São Bento do Sul.

Para o secretário de Estado de Indústria, Comércio e Serviço, Silvio Dreveck, o sucesso alcançado nas 38 edições já realizadas da Feistock a consolida como referência nacional no setor moveleiro e de decoração. 

Outro aspecto está relacionado ao impacto econômico da feira. 

Apenas na última edição, foi registrado um volume de negócios de R$ 13,5 milhões.

Dreveck ainda lembra que a economia da cidade se fortalece com a presença de milhares de turistas e de pessoas envolvidas na realização da Feistock. 

A geração de emprego e renda com as oportunidades de trabalho oferecidas aos moradores da região durante a feira também é destacada pelo secretário. 

Para esta edição, cerca de 20 mil visitantes de todo o país são esperados, com projeção de superar a marca de R$ 20 milhões em vendas. 

Dreveck conhece bem a história da Feistock e sua importância para o contexto regional:

“Tenho a honra de já ter sido prefeito de São Bento do Sul por dois mandatos e me orgulho muito de também fazer parte da história deste grande evento que fortalece o título conferido ao município de 'A Capital Nacional dos Móveis”.

O secretário de Estado da Articulação Internacional, Juliano Froehner, também destaca a importância da Feistock:

"É um orgulho de Santa Catarina, pois congrega os nossos moveleiros, os nossos decoradores, todos aqueles que são responsáveis por agregar valor, tecnologia, design e know-how à nossa matéria-prima e ter produtos de ordem global".

Froehner diz que a diversificação econômica de Santa Catarina é algo que merece destaque:

"É isso que nós queremos, que o nosso Estado se diversifique e mostre sua capacidade. O Estado é muito grande, tem coisas fantásticas para mostrar, tem produtos que competem com qualquer país industrializado e nós precisamos mostrar que Santa Catarina é líder nesse setor".

Aliado a isso, conforme o secretário, a atuação da Feistock mostra uma tendência muito forte ligada ao bem-estar, ao ser humano:

“A pessoa hoje passa horas em seu lar, em seu ambiente de trabalho, mas quer que isso seja agradável, que tenha um bom ambiente de saúde mental, quer se sentir bem. Isso é importantíssimo e você pode perceber a cada ano, em cada edição da Feistock, onde o evento cresce mais”. 

"Um forte abraço para os promotores, para o Jonathan e para o Julio, e gostaria de dizer a vocês que essa é a visão do governador Jorginho Mello. É mostrar uma Santa Catarina forte, industrializada, que concorre e leva seus produtos além das fronteiras".

Juliano ainda lembra que a Feistock também pode gerar oportunidades de expansão para os próprios expositores, pois quem ainda não atua com exportação, pode começar a pensar nesta expansão e em atingir diferentes mercados pelo mundo:

"O governo de Santa Catarina tem o programa SC Export. É um programa feito em parceria com o nosso sistema ACAFE, justamente para fazer com que aquele que tem um bom produto, que tem um produto competitivo, exporte, tenha sua primeira exportação".

Segundo o secretário de Articulação Internacional, trata-se de um programa que tem trazido bons resultados para diferentes empresas:

"É um projeto espetacular que tem acontecido e que tem feito com que as indústrias de Santa Catarina passem a participar mais ativamente do comércio exterior".

Jonathan Roger Linzmeyer, diretor Comercial e de Marketing da feira, destaca:

"Ao longo dos anos, a Feistock foi se consolidando e hoje é um evento que atrai pessoas de todas as partes do país por conta da qualidade e dos preços praticados pelos expositores".