INDÚSTRIA TÊXTIL

Fios de empresa têxtil catarinense se destacam no São Paulo Fashion Week

12/04/2024 11:00:00

Fios de empresa têxtil catarinense se destacam no São Paulo Fashion Week

As marcas LED, Catarina Mina e Marina Bitu levam para as passarelas do São Paulo Fashion Week N57, looks produzidos com fios da empresa têxtil catarinense Círculo.

A LED exalta o amor na mistura de texturas e lavagens do jeans com o crochê de suas origens e parcerias colaborativas mineiras. 

Já a Marina Bitu faz uma imersão em texturas e técnicas manuais conectadas a processos ancestrais do Cariri, no Ceará. 

E a Catarina Mina estreia no SPFW, buscando valorizar toda a riqueza da renda cearense.

A marca fará uma homenagem às artesãs que preservam os saberes manuais e repassam para as novas gerações, resgatando as técnicas filé, bilro, labirinto, palha de carnaúba, fibra de croá, bordado e crochê. 

VALORIZAÇÃO DA MODA ARTESANAL 

A cultura da região do Cariri, no Ceará, é o ponto de partida da estilista Marina Bitu

Ela apresenta a coleção “O Início e o Fim”, ressaltando o trabalho artesanal como crochê e bordado.

Cerca de 30% dos looks da passarela serão produzidos com linhas da Círculo. 

Já o estilista mineiro Célio Dias apresenta a coleção “O Lindo Baile do Amor” para a LED, com um olhar sobre o amor visceral e emocionado. 

A marca acredita que o amor deve ser direito básico e, nessa temporada, os códigos da LED criam um baile dançante, seja em solo, em dupla, ou em mais pessoas. 

Esta nova coleção traz o olhar de Célio Dias sobre relacionamentos e trocas saudáveis e seguras, o amor exatamente como deve ser, simples e intenso.

Para as suas criações, o estilista apresenta uma nova leitura para os jeans, fruto de um estudo aprofundado sobre as múltiplas texturas e lavagens. 

Os crochês são assinados com fios da Círculo e ganham novas formas e cores influenciados por pesquisas, família do estilista e os inúmeros parceiros responsáveis pelas produções colaborativas no interior de Minas Gerais. 

As estampas também têm um papel marcante no desfile, com aplicações amplas e desdobradas em múltiplas versões e materiais.

A LED é uma marca agênero e desfila pela oitava vez consecutiva como convidada pelo São Paulo Fashion Week. 

A marca cearense Catarina Mina estreia no SPFW  com a coleção “Guardiãs da Memória”, que celebra a beleza e a delicadeza da renda cearense, além de evidenciar o protagonismo das artesãs do Ceará, destacando sua importância como guardiãs de uma tradição valiosa, tecendo memórias que perduram no tempo.

Serão apresentados 40 looks feitos à mão, combinando seis técnicas artesanais (filé, bilro, labirinto, palha de carnaúba, fibra de croá, bordado e crochê) com alfaiataria de seda e linho puros.

Com uma rede composta por 31 comunidades e 450 artesãs, sendo 99% mulheres, muitas delas mães (92,4%) e avós (38,2%), em seus métodos de trabalho envolve também designers e, com isso, sustenta e valoriza junto aos consumidores a longevidade do saber artesanal.

Assim, Catarina Mina gera renda e garante a liberdade e autonomia financeira às famílias dessas mulheres.

De acordo com o CEO da Círculo, Osni de Oliveira Junior, parcerias com estilistas que projetam o trabalho manual para outros patamares é fundamental:

“Assim, conseguimos levar o artesanal para mais pessoas, mostrando toda a sua versatilidade e importância no processo de construção, que leva em consideração um mergulho profundo na cultura preservada por famílias e regiões brasileiras". 

“É uma reinterpretação de tradições, incorporando elementos contemporâneos e criando novas formas de expressão”. 

"Esse diálogo entre passado e presente permite que o artesanato se mantenha vivo e relevante. E tudo isso alinhado a uma moda consciente, que gera impactos positivos sociais e ambientais”.