INOVAÇÃO

Fapesc lança Prêmio Inovação Catarinense 2024

26/03/2024 11:00:00

Fapesc lança Prêmio Inovação Catarinense 2024

A Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) lançou a edição de 2024 do Prêmio Inovação Catarinense — Professor Caspar Erich Stemmer, voltado reconhecer bons projetos e práticas na área. 

Serão R$ 630 mil em premiação para os primeiros, segundos e terceiros lugares em cada uma das nove categorias.

Pesquisadores, professores, estudantes, pessoas inovadoras, instituições e empresas catarinenses interessadas em participar do edital de chamada pública nº 10/2024 terão até 22 de abril para submeterem projetos no sistema SIGFapesc.

Em 2024, o Prêmio Inovação Catarinense terá as seguintes categorias: Agente de Inovação; Pesquisador(a) Inovador(a); Mestrando(a) Inovador(a); Doutorando(a) Inovador(a); Professor(a) Inovador(a); ICT Inovadora; Inovação em Produto; Inovação em Processos de Negócio e Inovação de Impacto Socioambiental.

QUEM FOI CASPAR ERICH STEMMER 

Caspar Erich Stemmer (1930-2012) foi uma figura notável na inovação e desenvolvimento educacional e tecnológico no Brasil. 

Nascido em Novo Hamburgo (RS), formou-se engenheiro pela Universidade do Rio Grande do Sul e fez especialização na Alemanha.

Em Santa Catarina, foi fundamental na criação e aprimoramento do curso de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), introduzindo inovações pioneiras na educação. 

Mais tarde, serviu como reitor da UFSC (1976-1980), expandindo significativamente a universidade.

Nacionalmente, atuou em programas estratégicos do governo, como o Programa Nuclear Brasileiro. 

Stemmer recebeu inúmeras honrarias, incluindo a Ordem Nacional do Mérito Científico. Deixou um legado significativo na educação e na ciência brasileira.

O presidente da Fapesc, Fábio Wagner Pinto, afirma que ao reconhecer empenho no desenvolvimento de projetos inovadores, a Fapesc também incentiva que outras pessoas, instituições e empresas catarinenses a apostarem neste caminho:

"O Prêmio Inovação Catarinense demonstra que é possível inovar em diversas esferas, tanto na área pública quanto no setor privado. Com o prêmio, a Fapesc quer fomentar também novas iniciativas e projetos em nosso estado”.

Para a diretora de Ciência, Tecnologia e Inovação (CTI) da Fapesc, Valeska Tratsk, reconhecer os projetos feitos pelos atores do ecossistema de CTI catarinense é também uma forma de destacar e dar visibilidade ao trabalho desenvolvido nas diversas regiões:

“Sabemos que esses esforços para converter o conhecimento em inovação geram um impacto positivo para todos os catarinenses”.







Sustentabilidade e inovação tecnológica impulsionam a indústria têxtil brasileira

Artigo pelo Eng. Éder Lungen, gerente de vendas da Bermo Válvulas e Equipamentos Industriais Ltda