MATURIDADE DIGITAL

Maturidade digital de uma empresa: o que é e como avaliar

12/06/2023 09:00:00

Maturidade digital de uma empresa: o que é e como avaliar

A maturidade digital de uma empresa se trata da adoção e utilização de tecnologias digitais, e como elas fazem parte e melhoram os processos de negócios, análise de dados para tomada de decisões, comunicação, estrutura, e inovação.

Uma abordagem comum do assunto é a divisão em cinco níveis de maturidade digital em que a empresa poderá estar, são eles:

➜ Iniciante: a empresa está começando a adotar a tecnologia. Empresas iniciantes tem uma presença mínima na internet, como possuir redes sociais e um site.

➜ Emergente: uma empresa passa para o nível emergente quando começa a usar análises de dados para tomar decisões de negócios, mesmo que ainda tenha limitações com integração de dados.

➜ Conectada: empresas neste nível tem uma forte presença na internet e usam dados de forma mais eficaz na tomada de decisões. A integração de dados e o investimento em tecnologia para melhoria de processos também são características dessa fase.

➜ Inteligente: uma empresa de nível inteligente possui uma cultura de inovação digital estabelecida, e usa tecnologias avançadas para melhorar seus processos. Além disso, empresas nessa fase também investem em talentos digitais e uma infraestrutura digital sólida.

➜ Líder: é o nível das empresas que estão na vanguarda da transformação digital, usando a tecnologia para reinventar seus processos e modelos de negócio. No nível líder, a cultura de inovação é forte, e o investimento em talentos digitais e em infraestrutura é significativo.

COMO AVALIAR A MATURIDADE DIGITAL DE UMA EMPRESA

Para avaliar a maturidade digital das empresas, a consultoria McKinsey & Company desenvolveu a ferramenta Analytics & Digital Quotient (A&DQ), que utiliza quatro dimensões para diagnosticar a maturidade digital das empresas, como você verá a seguir.

1.ESTRATÉGIA

Quanto mais a empresa consegue vincular a tecnologia às suas estratégias de negócio, mais alto é seu nível de maturidade digital nesse sentido. Os pontos avaliados na dimensão de estratégia são:

  • Aspiração ambiciosa e de longo prazo;
  • Centralidade do cliente;
  • Consciência da mudança;
  • Oportunidades de crescimento;
  • Roadmap específico; e
  • Vinculação do digital à estratégia de negócio.

2. CAPACIDADES

Essa dimensão procura avaliar as capacidades da empresa dentro das práticas de gestão:

  • Dados e Analytics;
  • Foco na geração de valor;
  • Jornadas do cliente;
  • Marketing e vendas digitais; e
  • Modelos e plataforma tecnológica.

3. ORGANIZAÇÃO

Trata da estrutura organizacional e governança para implementar a transformação digital, dentro dos pontos de avaliação:

  • Colaboração entre negócio e tecnologia;
  • Estrutura;
  • Governança e métricas;
  • Proficiência em Analytics e Digital;
  • Talentos.

4. CULTURA 

Segundo o estudo da McKinsey & Company, organizações apresentam melhores indicadores de desempenho em relação à cultura digital quando adotam o desenvolvimento ágil e inovador. Nesta dimensão são avaliados:

  • Agilidade;
  • Colaboração interna;
  • Experimentação;
  • Mentalidade baseada em dados;
  • Orientação externa; e
  • Teste e aprendizado.

5 AÇÕES QUE PODEM MELHORAR A MATURIDADE DIGITAL DE UMA EMPRESA 

A maturidade digital de uma empresa envolve diversas áreas, e por isso, pode ser um processo longo, complexo e contínuo. Para alcançar o objetivo de melhorar a maturidade digital da empresa, separamos 6 ações práticas, confira!

IDENTIFICAR AS NECESSIDADES DA EMPRESA 

Realize um estudo e mapeie quais são as necessidades digitais da sua empresa. Isso pode ajudar a perceber oportunidades de melhorias, como por exemplo, usar a tecnologia para automatizar processos repetitivos, e também ajuda a identificar problemas, como a falta de integração dos dados.

ATENÇÃO À AQUISIÇÃO E RETENÇÃO DE TALENTOS 

O investimento em talentos digitais também é um ponto importante na classificação da maturidade digital de uma empresa.

Garanta que seus colaboradores tenham acesso a treinamentos relevantes e atualizados para aprimorar suas habilidades. Deste modo você estará qualificando melhor sua equipe, retendo os talentos qualificados e chamando atenção de novos talentos para a empresa.

INVESTIR EM TECNOLOGIA E MELHORIA DOS PROCESSOS 

Fique atualizado sobre as tecnologias do mercado e como elas podem ajudar a melhorar ainda mais os processos da empresa. Ao substituir tarefas manuais e repetitivas, há um ganho em agilidade e produtividade para a equipe. Além disso, boas tecnologias agregam valor à empresa e costumam ter um retorno rápido sobre o investimento.

CENTRALIZAR E INTEGRAR OS DADOS 

Ter várias informações "espalhadas", mesmo que seja em ambiente virtual, não é uma boa prática. O ideal é centralizar todas as informações em um só local, como por exemplo, em sistemas ERP e CRM.

Com os dados e plataformas integradas, as informações podem ser acessadas com facilidade e de forma precisa, o que garante redução de tempo na análise de dados e tomadas de decisão mais assertivas.

FORTALECER A CIBERSEGURANÇA 

Além de fazer a adoção de novas tecnologias, também é preciso garantir a segurança no meio digital. Ataques cibernéticos contra empresas podem acontecer, e para evitar problemas, é preciso investir em segurança de dados.

CONCLUSÃO 

A maturidade digital das empresas diz respeito a como as empresas estão abertas e preparadas para a adoção de tecnologias digitais. Ela pode ser medida em diferentes níveis, classificando as empresas entre iniciante, emergente, conectada, inteligente e líder.

Para avaliar a maturidade digital, a consultoria McKinsey & Company desenvolveu uma ferramenta, a Analytics & Digital Quotient, que avalia as empresas em quatro dimensões, e 22 práticas de gestão dentro dessas dimensões.

A partir do estudo da McKinsey & Company conseguimos extrair vários insights sobre ações para melhorar cada vez mais a maturidade digital. Dentre as ações, indicamos cinco:

  • Identificar as necessidades da empresa;
  • Atenção à aquisição e retenção de talentos;
  • Investir em tecnologia e melhoria dos processos;
  • Centralizar e integrar dados;
  • Fortalecer a cibersegurança.

A maturidade digital é apenas um dos temas que são importantes na gestão de um negócio. Para ter acesso a mais conteúdos como este, assine a newsletter da ConexãoNF-e!

Clique aqui para assinar a Newsletter!

CONTEÚDO OFERECIDO POR CONEXÃO NF-E

Somos a mais completa plataforma de consulta e gestão de NFe, CTe e NFSe de todas as prefeituras do Brasil.

Importe XML de forma automática para o seu ERP e sistema contábil.

Obtenha compliance e gestão completas dos seus XMLs.

Mais de 9.000 empresas confiam em nossa ferramenta para receber, armazenar, gerenciar e importar documentos fiscais de forma automática.

www.conexaonfe.com.br.
(47) 3512 0001
comercial@conexaonfe.com.br