MATURIDADE DIGITAL
Maturidade digital de uma empresa: o que é e como avaliar
12/06/2023 09:00:00
A maturidade digital de uma empresa se trata da adoção e utilização de tecnologias digitais, e como elas fazem parte e melhoram os processos de negócios, análise de dados para tomada de decisões, comunicação, estrutura, e inovação.
Uma abordagem comum do assunto é a divisão em cinco níveis de maturidade digital em que a empresa poderá estar, são eles:
➜ Iniciante: a empresa está começando a adotar a tecnologia. Empresas iniciantes tem uma presença mínima na internet, como possuir redes sociais e um site.
➜ Emergente: uma empresa passa para o nível emergente quando começa a usar análises de dados para tomar decisões de negócios, mesmo que ainda tenha limitações com integração de dados.
➜ Conectada: empresas neste nível tem uma forte presença na internet e usam dados de forma mais eficaz na tomada de decisões. A integração de dados e o investimento em tecnologia para melhoria de processos também são características dessa fase.
➜ Inteligente: uma empresa de nível inteligente possui uma cultura de inovação digital estabelecida, e usa tecnologias avançadas para melhorar seus processos. Além disso, empresas nessa fase também investem em talentos digitais e uma infraestrutura digital sólida.
➜ Líder: é o nível das empresas que estão na vanguarda da transformação digital, usando a tecnologia para reinventar seus processos e modelos de negócio. No nível líder, a cultura de inovação é forte, e o investimento em talentos digitais e em infraestrutura é significativo.
COMO AVALIAR A MATURIDADE DIGITAL DE UMA EMPRESA
Para avaliar a maturidade digital das empresas, a consultoria McKinsey & Company desenvolveu a ferramenta Analytics & Digital Quotient (A&DQ), que utiliza quatro dimensões para diagnosticar a maturidade digital das empresas, como você verá a seguir.
1.ESTRATÉGIA
Quanto mais a empresa consegue vincular a tecnologia às suas estratégias de negócio, mais alto é seu nível de maturidade digital nesse sentido. Os pontos avaliados na dimensão de estratégia são:
- Aspiração ambiciosa e de longo prazo;
- Centralidade do cliente;
- Consciência da mudança;
- Oportunidades de crescimento;
- Roadmap específico; e
- Vinculação do digital à estratégia de negócio.
2. CAPACIDADES
Essa dimensão procura avaliar as capacidades da empresa dentro das práticas de gestão:
- Dados e Analytics;
- Foco na geração de valor;
- Jornadas do cliente;
- Marketing e vendas digitais; e
- Modelos e plataforma tecnológica.
3. ORGANIZAÇÃO
Trata da estrutura organizacional e governança para implementar a transformação digital, dentro dos pontos de avaliação:
- Colaboração entre negócio e tecnologia;
- Estrutura;
- Governança e métricas;
- Proficiência em Analytics e Digital;
- Talentos.
4. CULTURA
Segundo o estudo da McKinsey & Company, organizações apresentam melhores indicadores de desempenho em relação à cultura digital quando adotam o desenvolvimento ágil e inovador. Nesta dimensão são avaliados:
- Agilidade;
- Colaboração interna;
- Experimentação;
- Mentalidade baseada em dados;
- Orientação externa; e
- Teste e aprendizado.
5 AÇÕES QUE PODEM MELHORAR A MATURIDADE DIGITAL DE UMA EMPRESA
A maturidade digital de uma empresa envolve diversas áreas, e por isso, pode ser um processo longo, complexo e contínuo. Para alcançar o objetivo de melhorar a maturidade digital da empresa, separamos 6 ações práticas, confira!
IDENTIFICAR AS NECESSIDADES DA EMPRESA
Realize um estudo e mapeie quais são as necessidades digitais da sua empresa. Isso pode ajudar a perceber oportunidades de melhorias, como por exemplo, usar a tecnologia para automatizar processos repetitivos, e também ajuda a identificar problemas, como a falta de integração dos dados.
ATENÇÃO À AQUISIÇÃO E RETENÇÃO DE TALENTOS
O investimento em talentos digitais também é um ponto importante na classificação da maturidade digital de uma empresa.
Garanta que seus colaboradores tenham acesso a treinamentos relevantes e atualizados para aprimorar suas habilidades. Deste modo você estará qualificando melhor sua equipe, retendo os talentos qualificados e chamando atenção de novos talentos para a empresa.
INVESTIR EM TECNOLOGIA E MELHORIA DOS PROCESSOS
Fique atualizado sobre as tecnologias do mercado e como elas podem ajudar a melhorar ainda mais os processos da empresa. Ao substituir tarefas manuais e repetitivas, há um ganho em agilidade e produtividade para a equipe. Além disso, boas tecnologias agregam valor à empresa e costumam ter um retorno rápido sobre o investimento.
CENTRALIZAR E INTEGRAR OS DADOS
Ter várias informações "espalhadas", mesmo que seja em ambiente virtual, não é uma boa prática. O ideal é centralizar todas as informações em um só local, como por exemplo, em sistemas ERP e CRM.
Com os dados e plataformas integradas, as informações podem ser acessadas com facilidade e de forma precisa, o que garante redução de tempo na análise de dados e tomadas de decisão mais assertivas.
FORTALECER A CIBERSEGURANÇA
Além de fazer a adoção de novas tecnologias, também é preciso garantir a segurança no meio digital. Ataques cibernéticos contra empresas podem acontecer, e para evitar problemas, é preciso investir em segurança de dados.
CONCLUSÃO
A maturidade digital das empresas diz respeito a como as empresas estão abertas e preparadas para a adoção de tecnologias digitais. Ela pode ser medida em diferentes níveis, classificando as empresas entre iniciante, emergente, conectada, inteligente e líder.
Para avaliar a maturidade digital, a consultoria McKinsey & Company desenvolveu uma ferramenta, a Analytics & Digital Quotient, que avalia as empresas em quatro dimensões, e 22 práticas de gestão dentro dessas dimensões.
A partir do estudo da McKinsey & Company conseguimos extrair vários insights sobre ações para melhorar cada vez mais a maturidade digital. Dentre as ações, indicamos cinco:
- Identificar as necessidades da empresa;
- Atenção à aquisição e retenção de talentos;
- Investir em tecnologia e melhoria dos processos;
- Centralizar e integrar dados;
- Fortalecer a cibersegurança.
A maturidade digital é apenas um dos temas que são importantes na gestão de um negócio. Para ter acesso a mais conteúdos como este, assine a newsletter da ConexãoNF-e!
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