PARCERIAS

Câmara Italiana de Santa Catarina e Unochapecó iniciam parceria para colaboração científica

07/12/2022 14:00:00

Câmara Italiana de Santa Catarina e Unochapecó iniciam parceria para colaboração científica
Rodrigo Savenhago, gerente de negócios do Pollen, Nelson Akimoto (ex-Presidente ACIC), Simone Souza e Mariane Baldissera (Conexão Torus), Fernando Cascaes, professor Claudio Jacoski, reitor da Unochapecó (Divulgação)

A Câmara Italiana de Comércio e Indústria de Santa Catarina (CCIESC) e a Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó) deram início a uma parceria que visa à cooperação técnico-científica e ao intercâmbio de conhecimentos. 

De acordo com o secretário-geral da Câmara, Fernando Cascaes, a intenção é aproximar universidades e faculdades italianas da instituição catarinense. 

O foco inicial é a área de pós-graduação.

Assinado no final de novembro, pelo presidente Tullo Cavallazzi Filho e pelo reitor da Unochapecó, Claudio Alcides Jacoski, o convênio prevê cooperação técnico-científica, institucional, cultural e o intercâmbio de conhecimentos. 

Para isso, haverá a implementação de ações, programas, projetos e atividades complementares de interesse comum.

Órgão reconhecido pelo Ministério do Desenvolvimento Econômico Italiano, a Câmara Italiana de Comércio e Indústria de Santa Catarina é uma entidade que visa à internacionalização das empresas e auxilia os seus associados na busca de novos negócios no mercado italiano e europeu.

 Fernando Cascaes comenta:

“O principal objetivo é contribuir para o desenvolvimento de parcerias na área científica. Mas também buscamos uma colaboração de mercado, com atuação junto ao Parque Científico e Tecnológico (Pollen). A ideia é promover o estreitamento de relações entre as instituições e os dois países, Brasil e Itália”.

O secretário-geral diz também que a cooperação é parte de um projeto de descentralização da Câmara:

No início do segundo semestre, nossos representantes estiveram no Oeste catarinense. Queremos estreitar laços e estar mais presentes na região”. 

“A parceria firmada é passo importante para isso. Na passagem pela região, conversamos com empresários sobre o potencial do mercado italiano para parcerias em áreas como a agroindústria”.