CIDADES

Em Brusque, Dia D Ecoponto encerra com mais de uma tonelada de resíduos coletados

07/04/2022 20:04:00

Em Brusque, Dia D Ecoponto encerra com mais de uma tonelada de resíduos coletados

Promovido desde 2014 pelo Núcleo de Gestão Ambiental da Associação Empresarial de Brusque e Região (ACIBr), em parceria com a Fundação Municipal do Meio Ambiente (Fundema) e participação do SESC, O Dia D Ecoponto promovido nesta semana envolveu o recolhimentos de diversos materiais que agora terão um destino adequado. 

Da mesma forma, o evento integra a agenda dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). A proposta é conscientizar a população sobre a importância da separação desse tipo de resíduo, já que a maioria dos materiais são altamente tóxicos.

O evento se tornou tradicional em Brusque.

A vice-coordenadora do Núcleo de Gestão Empresarial, Gabriela Lamim:

“As pessoas não querem mais guardar o resíduo gerado em casa, seja por falta de espaço, ou consumo imediato, e por isso o evento é uma solução para que possamos proporcionar o descarte adequado dos materiais”.

“Os eletrônicos são enviados para uma empresa parceira de Florianópolis, especializada e licenciada, para a atividade de recuperação de material eletrônico”.

“O pneu volta para a Secretaria de Obras, e posteriormente, será coletado por uma empresa de Porto Belo, especializada em coleta de resíduos de pneus. As lâmpadas são enviadas para descaracterização e as pilhas têm seu custo absorvido pelas empresas Renaux View e Fischer, e, na sequência, são encaminhadas para enclausuramento, em São Paulo”

“A esponja seca também é reaproveitada. Após coletada, e com o peso mínimo de cinco quilos coletados, o material é enviado para uma empresa que tornará o material aproveitável, novamente, pelo fabricante original das esponjas. É um ciclo de logística reversa para a esponja, por isso a importância da sua coleta”.

A intenção do Núcleo é realizar três edições do Dia D EcoPonto neste ano, e seguir atuando na tentativa de instalar na cidade um ponto de coleta fixo para que as pessoas possam fazer o descarte consciente.

RESULTADOS

Eletroeletrônicos: 1.300.63 kg
Pilhas e Baterias: 310,700 kg
Lâmpadas: 558
Pneus: 83
Esponjas: 22

 


CONTEÚDO OFERECIDO POR IPM SISTEMAS

Somos uma empresa de tecnologia que atua no ramo de desenvolvimento de sistemas para a gestão pública desde 1996. 

Prefeituras, Câmaras de Vereadores, Tribunais de Contas, Fundos, Autarquias e Fundações são exemplos de órgãos públicos que utilizam as soluções tecnológicas da IPM Sistemas.

Trabalhamos desenvolvendo Softwares de Gestão Pública – GRP 100% em nuvem (sem emuladores) que permitam aos nossos clientes alcançarem melhores resultados, como o aumento de receita e a diminuição de custos operacionais, com oferta de atendimento de qualidade aos cidadãos, de forma mais eficiente e menos burocrática.

Fale conosco: www.ipm.com.br