TECNOLOGIA
Conheça ações que empresas adotaram para se manter próximas dos clientes
11/03/2021 11:30:00
O segmento B2B, que reúne empresas que têm outras empresas como clientes, está cada vez mais dedicado a orientar e a ajudar seus clientes a alavancar os próprios negócios.
Investir na capacitação dos clientes mostra que as empresas estão preocupadas com a performance de quem adquire seu produto ou serviço.
Conheça ações que podem ajudar a impulsionar os ganhos dos seus clientes:
1. PLATAFORMA DE CONHECIMENTO
Com o objetivo de capacitar seus clientes, a Área Central, empresa de Rio do Sul especialista em tecnologia para Centrais de Negócios, possui a plataforma de conhecimento Acrescentar.
Oferecendo um canal exclusivo para redes e centrais de negócios, a empresa utiliza a expertise adquirida para impulsionar e transformar empreendimentos.
Além disso, visa capacitar os clientes e atender os públicos distintos que constroem o ciclo das centrais de negócios, sendo eles redes, associados e fornecedores.
Jonatan da Costa, CEO da Área Central, explica:
“Na plataforma de conhecimento são abordados temas que envolvem desde o desenvolvimento de competências e gestão até assuntos mais técnicos, como análise de compras e acordos comerciais”.
“Essa é mais uma das nossas práticas que visam o sucesso do cliente, e nossas equipes estão determinadas em entregar resultados, ponto fundamental para a retenção”.
2. ACOMPANHAMENTO PARA POTENCIALIZAR OS RESULTADOS
Estar ao lado dos clientes com o foco em potencializar resultados é uma prática na Involves, empresa de Florianópolis que desenvolve soluções para gestão de trade marketing.
O CPO da Involves, Pedro Galoppini, explica que oferecer um serviço completo, que caminhe ao lado da tecnologia de excelência, é fundamental para estabelecer uma relação de parceria e se tornar estratégico para o cliente.
A Quatá Alimentos, que conta com os serviços da empresa desde 2018, é um exemplo disso.
A indústria tinha o desafio de reduzir a ruptura de estoque e decidiu contar com o apoio da Involves para solucioná-lo.
Para isso, o time da Involves trabalhou em parceria com o time da Quatá definindo os pontos de atenção que promotores de vendas precisariam analisar nas visitas aos PDVs para coletar dados estratégicos para identificar e combater a ruptura.
O resultado foi a redução de 14% na ruptura de estoque em apenas 90 dias de projeto, que gerou um aumento de até 8% no faturamento mensal.
3. COMUNIDADE PARA NETWORKING
Os irmãos Piero e Diego Contezini, fundadores da fintech Asaas, costumavam fazer ações de mentoria com outros empreendedores.
Com a ideia de expandir essa troca de conhecimentos, eles decidiram lançar a Comunidade Asaas.
Trata-se de um espaço virtual para interação entre os empreendedores que são clientes da fintech.
Semanalmente, é feita uma votação aberta para definição do tópico que guiará as discussões naquele período.
Diego Contezini, vice-presidente do Asaas, comenta:
“É uma forma de conectar diferentes negócios e permitir que troquem experiências, tirem dúvidas, dividam suas dores e conquistas, firmem parcerias”,
“Hoje, o aplicativo está disponível para alguns segmentos na versão beta. O lançamento oficial deve acontecer até o fim do semestre”.
“Acreditamos que, com essa ferramenta, estamos ajudando os empreendedores a encontrar formas de inovar e fazer o ecossistema crescer".
4. SEMANA DE CAPACITAÇÃO
Mais do que fornecer tecnologia para as empresas participarem de pregões eletrônicos, a Effecti, startup de Rio do Sul especializada em licitações, busca capacitar seus clientes para que eles consigam encontrar as melhores oportunidades dentro dos seus segmentos e obterem melhores resultados.
Para isso, a empresa criou a Semana do Licitante, evento online anual que reúne os maiores especialistas do país no assunto e os participantes podem tirar dúvidas ao vivo.
Fernando Salla, CEO da Effecti, explica:
“Vimos que a tecnologia é uma ótima ferramenta, mas era preciso levar conhecimento sobre como funciona o mercado de compras públicas, leis, decretos, como se relacionar com os órgãos públicos, já que existem mudanças constantes na legislação”.
“A ideia é ajudar as empresas, independente do porte, a desmistificar o processo licitatório, ver que é possível fornecer para o governo de forma ética e transparente, tendo informações corretas e apoio dos especialistas”.
5. INVESTIMENTO EM AUTONOMIA PARA O CLIENTE
Na WK Sistemas, empresa de Blumenau referência em softwares de gestão empresarial (ERP), a maior parte dos treinamentos é customizado para garantir que o cliente, independente das peculiaridades do negócio, tenha mais autonomia no sistema.
As ementas da capacitação são montadas por especialistas da área e as características da gestão são analisadas pelos consultores, que podem ministrar o conteúdo presencialmente ou a distância.
Vivian Dias, Gestora de Educação Corporativa da WK, destaca:
“Grande parte das tarefas rotineiras do negócio são executadas a partir do nosso sistema”.
“Por isso é importante que o usuário tenha autonomia de navegação e conheça bem a plataforma, para ganhar eficiência, agilidade e segurança nos seus processos. Isso também reflete, a médio prazo, na diminuição da necessidade de suporte técnico pelos clientes”.
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