Pesquisa tra�a perfil do empreendedor cervejeiro em SC

02/10/2018 18:00:00

Estudo do Sebrae aponta principais caracter�sticas do ramo

Pesquisa traa perfil do empreendedor cervejeiro em SC
Foto: Divulga��o

Sebrae, com o apoio da Abracerva (Associação Brasileira da Cerveja Artesanal) e Fampesc (Federação das Associações das Micro e Pequenas Empresas de Santa Catarina), realizou uma pesquisa sobre o setor cervejeiro no estado.

O objetivo foi mapear empreendedores locais que fabricam e comercializam cervejas artesanais.

Foram considerados aspectos de gestão, inovação e mercado.

O universo do estudo foi composto do número total de estabelecimentos no estado cadastrados no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), que em 2017 alcançou o número de 78 cervejarias.

 

Confira abaixo alguns pontos principais do estudo:

  • O Brasil é o terceiro maior produtor de cervejas do mundo, fabricando 14 bilhões de litros ao ano, registrando no ano passado 679 cervejarias.

  • Abracerva destaca que 3% desse mercado é composto por produto artesanal, o que representa entre 1% a 1,5% do faturamento do setor.

  • SC ocupa o quarto lugar no ranking nacional em número de cervejarias (78 estabelecimentos cadastrados em 2017).

  • O estado está em segundo lugar em densidade cervejeira (89.758 habitantes por estabelecimento).

  • A maioria das pessoas que respondeu ao estudo é do gênero masculino (94,03%).

  • Quase metade dos entrevistados (47,76%) faz parte da geração Y, também conhecida como Millennials (nascidos entre 1979 e 1992).

  • A relevância dessa geração à frente de negócios não é exclusividade do mercado cervejeiro, já que sua presença é significativa em outros setores da economia.

  • A maioria dos que responderam à pesquisa são proprietários das cervejarias (82,09%), portanto, os resultados tendem a refletir mais sobre o ponto de vista de quem está à frente dos estabelecimentos.

  • Desses, 96,36% são do gênero masculino.

  • Quanto à escolaridade, mais da metade (58,21%) já realizou cursos de pós-graduação e/ou mestrado.

  • Praticamente metade dos respondentes (49,25%) já realizou cursos de tecnologia e/ou produção cervejeira.

 

SOBRE AS CERVEJARIAS

  • A maioria das cervejarias pesquisadas (72,73%) produz suas cervejas em fábrica própria e a minoria delas (1,52%) em bar próprio, também conhecido como brewpub.

  • Apesar de os brewpubs aparecerem com resultado menos significativo nesta pesquisa, esse formato de negócio está se tornando uma tendência no mercado.

  • A maioria das cervejarias entrevistadas (35,82%) afirmou não ter precisado de nenhum tipo de crédito para investir no seu negócio.

  • A maioria (71,64%) comercializa suas cervejas apenas no mercado local (como a sua própria cidade, por exemplo). Em segundo lugar (62,69%), estão as cervejarias que vendem na sua região (como Vale do Itajaí, por exemplo) e, em terceiro lugar (44,78%), as que vendem no seu próprio estado. Em quarto lugar (17,91%), estão as cervejarias que vendem a nível nacional.

  • A maioria dos participantes (10,45%) possui e/ou trabalha em cervejarias na cidade de Blumenau.

  • Em seguida, aparecem as cidades de Florianópolis, Tubarão e Joinville (todas com 7,46%).

Confira o estudo completo clicando aqui