Neg�cios
Fam�lias abaladas, conscientes e promissoras
26/10/2017 12:00:00
Veja onde a sua fam�lia se encaixa entre os perfis de consumidores
Com a lenta retomada da economia e expectativa de crescimento mais expressivo apenas em 2018, a Nielsen, empresa que estuda consumidores em mais de 100 países, desenvolveu seu estudo anual de Mudanças do Mercado Brasileiro para compreender como as famílias estão se comportando e direcionando sua rota de consumo.
O estudo revela que 52% dos lares brasileiros se encontram impactados pela crise e adotam distintas medidas para racionalizar.
Considerando variação de renda e gasto no último ano, além do perfil demográfico, a empresa traçou quatro perfis de famílias: abaladas, conscientes, promissoras e administradoras.
PERFIS
Famílias Abaladas
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Representam 13.7 milhões, ou seja, 28% dos lares no Brasil, tendo a mesma proporção de gastos.
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Esse perfil está concentrado na região de Minas Gerais, Espírito Santo e Interior do Rio de Janeiro.
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São formadas por donas de casa, entre 26 a 30 anos, com ensino superior e contam com a presença de crianças de 6 a 11 anos.
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Elas gastam, em média, 7% mais do que a renda disponível. Entretanto, apesar de sofrerem com a pressão da crise, buscam alternativas, como promoções, para continuar consumindo.
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Esse grupo procura, principalmente, no hipermercado, itens econômicos e marcas próprias, que trabalham com preço, em média, 13% mais competitivo em 85% das categorias que a média do mercado.
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Essas famílias vão aprender com a crise, uma vez que 50% dos lares que trocam de marca declaram que manterão o hábito quando a situação melhorar.
Famílias Conscientes
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Representam 9.4 milhões, ou seja, 19% dos lares no Brasil e são responsáveis por 18% dos gastos.
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Concentram-se na Grande Rio de Janeiro e Grande São Paulo.
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Elas são formadas por donas de casa, de 56 anos ou mais, com educação primária incompleta, casais sozinhos, aposentados e pensionistas. A
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ssumir riscos não faz parte do perfil dessa família brasileira, que se planeja para evitar desequilíbrio financeiro. Mesmo gastando cerca de 11% menos do que têm de renda disponível, reduziram seus gastos em -2% no último ano.
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Ao desembolsar, embalagens econômicas são opções relevantes para esse grupo, que buscam a economia por kg/litro.
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O supermercado, apesar de retrair no geral, cresce em faturamento nessas famílias e assume papel de abastecimento: 53% dos gastos dos conscientes estão concentrados em compras nesse canal.
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Organização e foco definem a rota de consumo dessas famílias, uma vez que 42% já têm em mente o que vão comprar, sem precisar de listas, e 28% dão preferência a marcas conhecidas.
Famílias Promissoras
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Representam 5.5 milhões, ou seja, 11% dos lares no Brasil e são responsáveis por 16% dos gastos.
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Esse grupo se concentra na região Sul.
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Elas são formadas por donas de casa, entre 41 a 50 anos, com formação superior e presença de adolescentes de 12 a 17 anos no lar.
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Hoje, 13% já indicam corte de alimentação fora do lar e lazer como principais medidas para economizar.
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A experiência de ir a um bar ou a um salão de beleza, por exemplo, migrou para dentro da casa. As promissoras têm os canais vizinhança e farmácias como alternativas de menor desembolso.
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Em vizinhança, destaque para embalagens pequenas, que crescem quase duas vezes mais do que no total autosserviço, contribuindo para 49% do crescimento do canal.
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Em farmácia, essas famílias buscam sortimento diferenciado e promoção, aumentam seus gastos em 26% nesse canal e o ajudando a ganhar volume em cinco categorias - desodorantes, absorventes, shampoo, fraldas e tintura.
Famílias Administradoras
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Representam 13.7 milhões, ou seja, 28% dos lares no Brasil e são responsáveis por 28% dos gastos, apresentando maior concentração no interior de São Paulo.
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Elas são formadas por chefes de família e/ou donas de casa, geralmente sócios-proprietários ou profissionais liberais, entre 41 a 50 anos, sem a presença de crianças ou adolescentes de até 17 anos no lar.
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As administradoras desejam manter a qualidade de vida conquistada e, por isso, prezam pelo conforto e colocam na mesa bons produtos, de preferência marcas habituais. Entretanto, alternam os canais de compra para manter equilíbrio orçamentário.
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Elas também buscam o hipermercado com objetivo de complementar o seu carrinho de compra, principalmente nas missões de reposição, optando por desembolsar em novidades.
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Hoje o hipermercado já representa 48% dos gastos dessas famílias.
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