| Publicado em: 06/10/2017 08:44:00

Empresários do Vale do Itajaí encontraram uma maneira criativa de cobrar promessas do Governo Federal e protestar contra o atraso nas obras de duplicação da BR-470.

Representantes de diversas entidades empresariais irão inaugurar os dois primeiros lotes da duplicação da BR-470/SC de forma simbólica na manhã desta sexta-feira, dia 06, em Indaial.

Participam do protestos entidades como as associações empresariais de Blumenau, Indaial, Itajaí, Navegantes, Timbó, Pomerode, Rio do Sul, CDLs, Sindilojas e Conselho de Representantes Comerciais.

 A data escolhida é a mesma prevista inicialmente para o término das obras nos segmentos da rodovia entre Gaspar e Indaial.

Com abertura, discursos e até foguetório, o evento terá início às 10 horas, na Associação Empresarial de Indaial (ACIDI).

Haverá caravanas de empresários de diversas cidades, falsos discursos oficiais de inauguração, descerramento de falsa placa de inauguração e até foguetes.

O traje deve ser preferencialmente preto, em sinal de luto.

A promessa da duplicação e data de inauguração foram feitas pessoalmente pela ex-presidente Dilma Roussef durante visita a Blumenau.

 

PROTESTO

O objetivo das entidades é lembrar das promessas e chamar a atenção para a situação calamitosa da rodovia que integra a linha de frente da Malha Rodoviária Federal Estratégica, em Santa Catarina. Das obras previstas para o lote 3, localizado entre o km 44,87 (acesso a Gaspar) e km 57,78 (Blumenau), pouco foi executado em quatro anos. Já no lote 4, que segue de Blumenau até o km 73,18 (Indaial), nada saiu do papel. De acordo com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), a abertura das frentes de trabalho nestes lotes depende de 762 desapropriações.

Até o momento, nada foi desapropriado e até o mutirão de conciliação previsto para este mês entre o DNIT e os proprietários de imóveis, foi cancelado.

A duplicação da BR-470/SC está dividida em quatro lotes, de Navegantes a Indaial. Para 2018, R$ 50 milhões estão previstos para a continuidade das obras, no projeto de lei orçamentária (LOA) em tramitação no Congresso Nacional. É o menor valor proposto pelo poder executivo, desde 2014, para as 


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