Blog do Editor | Publicado em: 16/08/2017 08:30:00

A Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) entregou oficialmente na noite desta segunda-feira, dia 14, a revitalização do Centro Automotivo do SENAI, localizado na unidade Sul da instituição (Avenida Cel. Procópio Gomes – bairro Bucarein).

A renovação do ambiente contou com parceria da Volkswagen, que realizou a transferência, em regime de comodato, de equipamentos e veículos (itens que serão atualizados periodicamente), incluindo nove veículos, modelos Jetta, Golf, Amarok, Passat, Saveiro, Fox, Novo UP, Voyage e Tiguan.

O espaço, de 510 metros quadrados, será utilizado para as aulas práticas dos cursos técnicos e de qualificação profissional da instituição e para os treinamentos dos diversos profissionais da rede de concessionárias da montadora da região Sul do Brasil.

O investimento é de cerca de R$ 3 milhões.

O presidente da FIESC, Glauco José Côrte, contextualizou a entrega da revitalização lembrando as mudanças qualitativas que ocorrem no mundo dos negócios e demandam constante adaptação.

“Para as empresas, essas transformações impõem readequação da estrutura produtiva em ambientes concorrencialmente crescentes. Para os trabalhadores, o desafio está no acompanhamento das qualificações exigidas pelo mercado, seja na formação continuada ou na preparação para atividades específicas, o que impacta diretamente os jovens, que logo se tornarão a força motriz da atividade econômica”, afirmou.

“É neste cenário que o Centro Automotivo Volkswagen, que consolida mais uma parceria do SENAI/SC com a indústria automotiva, se torna referência de solução inteligente ao desenvolvimento industrial”, completou.

O vice-presidente regional da FIESC Evair Oenning lembrou que a unidade Sul do SENAI em Joinville, que abriga o centro automotivo, foi aberta em 1945 e é a mais antiga em operação no Estado.

Nos últimos anos o setor automotivo tem evoluído na representatividade econômica que tem na região, com a vinda de multinacionais como GM e BMW, incentivando o crescimento do setor e complementando a vocação regional para segmentos como motores e autopeças, disse Oenning.

O fato de 89% dos alunos formados pelo SENAI estarem empregados foi destacado pelo diretor regional da instituição, Jefferson de Oliveira Gomes. Ele lembrou que o SENAI já formou mais de 2,5 milhões de pessoas em Santa Catarina desde a sua fundação e que, no caso de Joinville, o total chega a 365 mil, o que tem elevada representatividade em relação às populações do Estado e do município. “Ano passado passaram 15 mil alunos pelo SENAI Joinville e 90% estão empregados”, afirmou, acrescentando ainda que a instituição hoje tem 74 unidades, mais que o dobro de poucos anos atrás.

O centro automotivo do SENAI Joinville vai beneficiar todo o Estado de Santa Catarina e também do Paraná, com rede de 123 concessionárias Volkswagen além dos alunos da instituição, disse o supervisor de treinamento da Academia Volkswagen, Favio Beccaría.

“Para cumprir a meta vamos transferir conhecimento e capacitar docentes para que possam ser multiplicadores. Esse é o fruto da parceria”, destacou.

O SENAI/SC executa, em média, 2 mil matrículas anuais na área automotiva, das quais 25% estão concentradas na região Norte-Nordeste do Estado. O Centro Automotivo Volkswagen de Joinville, se soma aos outros oito centros de treinamento regionais da empresa.

A previsão é que seja utilizado mensalmente por 60 profissionais da rede de concessionárias e 180 estudantes do SENAI. O espaço será empregado nas aulas do curso técnico de manutenção automotiva e nos cursos de qualificação profissional – como os de pintura, eletricidade e mecânica automotiva, além de funilaria.

O Centro Automotivo do SENAI Joinville mantém parcerias também com a Nissan, BMW e Eldorado Máquinas e Equipamentos.

 




Veja lados positivo e negativo das melhores empresas para trabalhar em SC
Cervejaria Barra Sul terá fábrica em Balneário Camboriú
UDESC divulga guia com fontes de recursos para projetos
SCGÁS diz que mudança na Lei do Gás vai elevar preços
Patrocinado
Patrocinado
Patrocinado
Patrocinado

Blog do Editor






















Patrocinado





Agenda Executiva

Encontre cursos, palestras e eventos em Santa Catarina


Empregos

Pensou em mudar de empregou ou carreira?
Encontre sua nova vocação



As mais lidas







Reprodução

Permitimos a livre reprodução do conteúdo, respeitados os contextos da edição. Agradecemos a citação da fonte - www.noticenter.com.br

Endereço

Rua Petrópolis, 206 - CEP 89010-240 - Blumenau - SC
Telefone (47) 3035-4314 | (47) 3035-4316

Receba em seu e-mail



Visite as Redes Sociais

Capa | Cidades | Blog do Editor | Legislação | Carreiras | Entidades | Gestão | Indústria | Logística | Marketing | Tecnologia | Têxtil | Imóveis | Saúde | Veículos |