Inova��o

UFSC e Weg anunciam primeiro �nibus movido a energia solar

01/03/2017 11:00:00

Transporte come�a a circular em Florian�polis em mar�o e ser� utilizado para o transporte de alunos e professores

UFSC e Weg anunciam primeiro nibus movido a energia solar
As recargas do ve�culo ser�o realizadas na esta��o de energia solar do Centro de Pesquisa e Capacita��o em Energia Solar Fotovoltaica da universidade.(Foto: Divulga��o)

Weg anuncia em parceria com a UFSC o primeiro ônibus elétrico movido a energia solar do Brasil.

A iniciativa, idealizada pelo professor do Grupo de Pesquisa Estratégica em Energia Solar da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Ricardo Rüther, recebeu inversores e motores de tração da WEG.

O ônibus começa a circular em Florianópolis em março e será utilizado para o transporte de alunos, professores e funcionários da UFSC.

As recargas do veículo serão realizadas na estação de energia solar do Centro de Pesquisa e Capacitação em Energia Solar Fotovoltaica da universidade.

O projeto teve investimento do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, cerca de R$ 1 milhão foram injetados no projeto.

A WEG forneceu, entre outras peças, o sistema de propulsão elétrica do ônibus.

O ônibus elétrico também possui tecnologia de frenagem regenerativa inovadora. Quando se movimentam, as rodas geram energia e no momento em que o veículo freia, a energia é enviada novamente para as baterias para ser reaproveitada.

O veículo conta com Internet Wi-fi de alta velocidade e dispõe de uma mesa de reuniões para que professores e estudantes possam utilizar para fins acadêmicos nas viagens.

A notícia foi publicada pelo jornalista Misael Freitas no portal O Correio do Povo.