Neg�cios

Exame diz que estilo da Havan � bizarro e esdr�xulo

30/01/2017 10:00:00

Revista parece preferir o estilo "moderno" do Eike Batista

Exame diz que estilo da Havan  bizarro e esdrxulo

A Havan é destaque da edição da Exame que chega às bancas nesta semana.

A revista afirma que a rede é impulsionada por um modelo de negócios tido como ultrapassado e chama de “bizarras”  as estátuas da Liberdade e o design das próprias lojas:

“As pessoas que andam pelas estradas brasileiras podem ter notado a bizarra réplica da Estátua da Liberdade em frente a uma loja em forma de Casa Branca”.

Exame narra a história da Havan e fala dos boatos sobre quem seriam seus verdadeiros donos.

A revista cita ainda a decisão Luciano Hang, o proprietário, de ir a público mostrar que o dono é ele.

De onde veio o nome

A reportagem de Exame revela que o nome da rede resultou da fusão dos nomes de dois sócios fundadores: Luciano Hang e Vanderlei de Limas.

Exame cita que os dois romperam por desavenças e que Hang começou a desenvolver “o modelo de negócios um tanto esquisito” e classifica a decoração como “esdrúxula”.

Moderno é o Eike Batista

A julgar pelo tom depreciativo com que aborda o sucesso da Havan, a Exame parece não estar costumada com cases de sucesso que buscam caminhos alternativos.

Para a revista, um modelo de negócios só pode dar certo se seguir a cartilha de conceitos tidos como "modernos" e "inovadores".

Seus editores parecem ignorar que, para muito além do glamour de determinados empreendimentos, existe um Brasil impulsionado por uma economia interiorana diversificada, onde o que vale é o faro do dono para os negócios.

Talvez por isso tenha feito, ao longos dos anos, tantos elogios ao Eike Batista e seu estilo “moderno” de fazer negócios.