Inova��o

Sinapse da Inova��o contempla 91 projetos de 21 cidades catarinenses

29/09/2016 17:40:00

Empresas selecionadas receber�o recursos de subven��o e iniciam processo de pr�-incuba��o em outubro

Sinapse da Inovao contempla 91 projetos de 21 cidades catarinenses
Neste ano, programa recebeu 1,7 mil propostas, 40% a mais que a edi��o anterior, e 25% dos projetos contemplados s�o da �rea de TIC (Foto: Divulga��o)

A quinta edição do Programa Sinapse da Inovação vai premiar, no próximo dia 4 de outubro,  91 projetos que foram selecionados para receberem recursos de subvenção e bolsas oferecidas pelo Governo do Estado, além de vouchers em serviços técnicos do Sebrae/SC.

A cerimônia acontece no Teatro Pedro Ivo, em Florianópolis.

Com recorde de projetos inscritos – foram 1,7 mil propostas, 40% a mais que a edição anterior – a iniciativa da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação (Fapesc), com metodologia e suporte da Fundação CERTI, visa identificar ideias inovadoras e transformá-las em negócios de sucesso.

O programa é responsável por dar suporte necessário à estruturação da empresas e ao aperfeiçoamento do produto ou serviço inovador no mercado.

Durante seis meses, aproximadamente 3,7 mil empreendedores receberam capacitação para alavancar seus negócios e desenvolver seus produtos ou serviços. Agora os projetos selecionados iniciam o processo de pré-incubação.

Entre as propostas contempladas, 25% são da área de TIC e tiveram origem em 21 municípios do Estado.

O Programa Sinapse da Inovação foi lançado em 2008 e até a sua quarta edição apoiou a criação de 294 empresas, sendo que 83% estão ativas no mercado, com um faturamento estimado em mais de R$ 120 milhões em 2014.

As empresas criadas também geraram 1,2 mil postos de trabalho e 259 relações de parcerias com universidades e grandes empresas.