BLOG DO EDITOR

ArcelorMittal assume 40% do controle da catarinense Tuper

23/09/2016 08:30:00

Sider�rgica tamb�m passa a fornecer produtos em de a�os planos para a fabricante de tubos de S�o Bento do Sul

ArcelorMittal assume 40% do controle da catarinense Tuper
Negocia��o envolveu a troca da d�vida pelo controle acion�rio da catarinense e n�o houve desembolso por parte da compradora (Foto: Divulga��o)

A ArcelorMittal Brasil recebeu aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) para aquisição de 40% do controle acionário da catarinense Tuper, de São Bento do Sul.

A subsidiária brasileira do maior grupo siderúrgico do mundo era a principal credora da Tuper, que fabrica tubos e fornece materiais para os setores automotivo, de construção civil e de óleo e gás.

A empresa estava em dificuldades já que os três setores estão em um momento de baixa demanda no país.

Em 2011 a Tuper, que já atendia os mercados de construção e automotivo, investiu R$ 230 milhões para atender o setor de óleo e gás. Com isso, a capacidade de produção subiu para 820 mil toneladas ao ano. Mas a situação da empresa se agravou com a crise da Petrobras, em 2014.

Desde então a catarinense negociava com a ArcelorMittal e a troca da dívida pelo controle acionário foi acertada no início deste ano. Assim, não houve desembolso por parte da compradora.

O negócio ainda envolve um contrato por meio da qual a ArcelorMittal Tubarão passa a fornecer para Tuper produtos de aços planos, como bobina a quente, bobina a frio, bobinas galvanizadas e galvalume. 

*Com informações do jornal Valor Econômico