Ter�a-feira � o melhor dia para come�ar o tratamento m�dico

31/10/2017 07:00:00

� o que indica pesquisa da Cuco Health. Hor�rios para rem�dios s�o �s 10h e 22h

Tera-feira  o melhor dia para comear o tratamento mdico

A startup Cuco Health, de Florianópolis, desenvolveu um aplicativo para que os pacientes lembrem de tomar seus remédios.

Com base nos lembretes criados por usuários ao redor do mundo - já são mais de três milhões de notas - a startup elaborou uma pesquisa sobre os horários e dias em que os medicamentos são tomados.

O estudo concluiu que terças-feiras, às 10h e 22h, são os períodos que os pacientes mais aderem ao tratamento.

Apesar disso, o horário em que mais são criados alarmes com esse propósito é às 8h da manhã, na quinta-feira.

Ter que tomar remédios na madrugada também não gera grande adesão dos pacientes. Segundo a pesquisa, os piores horários estão entre 1h e 4h da manhã, sendo o pior às 2h.

A segunda-feira também se apresenta como o dia em que os pacientes menos tomam seus medicamentos.

De acordo com dados da IMS, Institute for Healthcare Informatics, 75% dos tratamentos não são seguidos corretamente.

“O aplicativo busca diminuir esses números e auxiliar os pacientes a ter uma melhor qualidade de vida ao conseguirem seguir e completar seus tratamentos”, explica Gustavo Comitre, gerente de produto da startup e responsável pela idealização da pesquisa.

No total, são cinco mil condições de saúde cadastradas no aplicativo. Os pacientes que possuem hipertensão são os que mais utilizam os lembretes.

Em seguida estão os que têm obesidade, diabetes, depressão e colesterol alto. Apesar disso, as pessoas que possuem diabetes são as que mais seguem o tratamento, com taxa de adesão de 81,2%.

 

SOBRE A CUCO

A Cuco Health é uma startup de health tech que oferece soluções para melhorar a experiência da população com o tratamento médico.

Conectando profissionais da área da saúde e pacientes, a empresa criou, em 2015, o aplicativo Cuco, que permite um acompanhamento completo da saúde dos seus usuários: desde lembretes para tomar os remédios, até o monitoramento personalizado por profissionais, sempre focando na prevenção clínica.

A Cuco é a primeira empresa de saúde a trazer o conceito de Personal de Saúde para o Brasil e o aplicativo já foi baixado por mais de 60 mil pessoas, dentro e fora do país.

Além do app, a Cuco disponibiliza uma plataforma de monitoramento de pacientes, o POP Health, que integra o sistema de alguns hospitais e em breve será oferecida às empresas privadas para assistência dos seus colaboradores