Paciente de Tubar�o � o primeiro do estado a usar nova terapia contra c�ncer de c�lon

26/06/2017 08:30:00

O tratamento � executado pelo Hospital Socimed

Paciente de Tubaro  o primeiro do estado a usar nova terapia contra cncer de clon

O serviço de Oncologia do Hospital Socimed iniciou esta semana um tratamento pioneiro no estado. O uso de um medicamento, o Ziv-aflibercept, em um paciente de Tubarão é uma novidade que pode trazer novas perspectivas para quem combate a doença.

Aprovado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) trata-se de um medicamento utilizado para câncer de cólon que tem como alvo o fator de crescimento endotelial vascular (VEGF). O VEGF é uma proteína que ajuda os tumores a formarem novos vasos sanguíneos para obter nutrientes (angiogênese).

A Oncologia do Hospital Socimed é o primeiro serviço de Santa Catarina a fazer uso dessa medicação. O dr. Kleber Serafim Dal-Toé, oncologista que integra a equipe explica que o medicamento é mais uma opção de combate à doença. "Buscamos terapias modernas que beneficiem os pacientes. O melhor é saber que em Tubarão e região, podemos contar com este tipo de recurso", explica.

O uso do novo medicamento é chamado de terapia-alvo, um novo tipo de estratégia que usa drogas ou outras substâncias para identificar e atacar as células cancerígenas com pouco dano às células normais. Cada tipo de terapia alvo funciona de uma maneira diferente, mas todas alteram a forma como uma célula cancerígena cresce, se divide, se auto repara, ou como interage com outras células.

"Estes medicamentos alvo agem de forma diferente dos quimioterápicos padrões e são menos susceptíveis de afetar as células normais, de modo que os seus efeitos colaterais não são tão intensos como os observados com os quimioterápicos padrões", acrescenta o médico.

O primeiro paciente a utilizar o Ziv-aflibercept no estado é um homem de 72 anos que há três descobriu a doença. Motivado, o sr. Dario Cardoso Fernandes conta que vive sua rotina normal, apesar de ter que estar no hospital mensalmente para acompanhamento e tratamento.

A Oncologia do Hospital Socimed conta ainda com uma equipe multidisciplinar formada por oncologistas, enfermeira, psicóloga, fisioterapeuta, nutricionista, farmacêutica, fonoaudióloga e técnica de enfermagem competentes e atualizadas trabalhando em conjunto contra todos os tipos de câncer. 

 

"Uma característica marcante do serviço de Oncologia é o respeito à individualidade de cada paciente no seu contexto de família, trabalho, sociedade e espiritualidade. Somado a isso, procuramos inovar e modernizar continuamente as condutas de acordo com o que há de mais novo na literatura mundial", conclui a dra. Fernanda Dal Toé, oncologista clínica que integra a equipe.