Projeto quer melhorar comunica��o entre pacientes e m�dicos

12/06/2017 07:00:00

O projeto vai contemplar a publica��o de diversos materiais com orienta��es aos pacientes sobre como otimizar o resultado de uma consulta m�dica

Projeto quer melhorar comunicao entre pacientes e mdicos

Você com certeza conhece uma pessoa que já foi ao médico e só lembrou de fazer uma pergunta sobre o diagnóstico ou o tratamento quando chegou em casa. Pensando nesses inúmeros episódios, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) lançou em abril o projeto Sua Saúde: Informe-se e Faça Boas Escolhas. O objetivo é estimular uma maior participação do paciente nas decisões relacionadas à sua saúde.

O projeto vai contemplar a publicação de diversos materiais com orientações aos pacientes sobre como otimizar o resultado de uma consulta médica. O material será disponibilizado periodicamente no portal da ANS e o primeiro tema abordado é a comunicação com o responsável pelo cuidado.

O material explica, por exemplo, como a paciente deve se preparar para a consulta, um ponto fundamental para potencializar os resultados do tratamento. Algumas perguntas fundamentais são sugeridas ao paciente, como: esse exame/procedimento é realmente necessário?; existem opções mais simples e seguras?.

Para a Unimed Blumenau, essa é uma ação muito importante e deve fortalecer a relação médico/paciente. O Superintendente da Unimed Blumenau, Fernando Eskelsen do Nascimento, destaca que enquanto alguns pacientes são bastante proativos durante uma investigação diagnóstica ou um tratamento, outros não sabem ao certo o que perguntar, quando e como, por isso a importância do projeto Sua Saúde.

Nascimento explica que o projeto vai ao encontro do papel da Unimed Blumenau enquanto operadora de saúde, que é orientar os pacientes da melhor maneira possível. “Devemos encorajá-los e informá-los que eles podem, por exemplo, levar anotadas as suas dúvidas e no momento da consulta registrar também as orientações mais importantes que o médico passou, como medicamentos a utilizar, exames a fazer e precauções a tomar”, afirma.

 

Acesse aqui o portal do Projeto Sua Saúde e fique por dentro desse trabalho. A informação é uma aliada do cuidado com a saúde