Sa�de

Cirurgi�o japon�s v�m a Santa Catarina apresentar t�cnica de cirurgia inovadora

01/05/2017 10:20:00

Satoru Sumitsuji participar� do II SOS C�rdio Complex Coronary Interventions LIve em Florian�polis

Cirurgio japons vm a Santa Catarina apresentar tcnica de cirurgia inovadora
Satoru Sumitsuji, reconhecido como o maior especialista em interven��es coronarianas complexas do Jap�o, participou como m�dico principal em mais de 100 demonstra��es ao vivo, nas maiores sociedades cardiovasculares do mundo.(Foto:Divulga��o)

Um dos maiores especialistas do mundo em intervenções coronarianas complexas, o médico japonês Satoru Sumitsuji, apresentará uma técnica inovadora a cardiologistas brasileiros no II SOS Cárdio Complex Coronary Interventions Live, entre os dias 1º e 3 de maio, no Hospital SOS Cárdio, em Florianópolis (SC). O professor titular da Divisão Internacional de Cardiologia para a Educação e Pesquisa da Universidade de Osaka participará, com o cardiologista intervencionista Marcelo Harada Ribeiro, de procedimentos que mostrarão como, de forma menos invasiva, o Japão consegue uma taxa de sucesso de 92% para remover obstruções totais crônicas das artérias, consideradas a última fronteira a ser ultrapassada nas intervenções cardíacas. O índice mundial, que inclui outras técnicas, é de 60%.

A doença coronariana é a maior causa de mortes naturais no mundo e ocorre pelo estreitamento dos vasos que suprem o coração, causado por placas de tecido fibroso e colesterol. As obstruções totais crônicas chegam a 15% das angioplastias, que são procedimentos realizados para remover os bloqueios das artérias, sem necessidade de cirurgia para abrir o peito. A inovação está em desobstruir a artéria de baixo para cima, o inverso do que é feito habitualmente.

Normalmente utilizados para solucionar problemas mais simples, os procedimentos menos invasivos ganharam uma nova amplitude com a técnica trazida por Satoru Sumitsuji e passaram a ser uma alternativa eficaz para situações mais graves e complexas. O método requer o uso de tecnologias de imagem, especialmente o ultrassom intracoronário e a tomografia cardíaca. A introdução do cateter e do stent é feita a partir de um ponto feito no punho ou na veia femural, o que deixa uma cicatriz mínima.

Satoru Sumitsuji, reconhecido como o maior especialista em intervenções coronarianas complexas do Japão, participou como médico principal em mais de 100 demonstrações ao vivo, nas maiores sociedades cardiovasculares do mundo, como nos Estados Unidos e em países da Ásia, Oceania, Oriente Médio e Estados Unidos. No ano passado, fez as primeiras demonstrações de seu trabalho no SOS Cárdio.

O II SOS Cárdio Complex Coronary Interventions Live tem como diretores Marcelo Harada Ribeiro (SOS Cárdio e Hospital Israelita Albert Einstein), Carlos H. Campos (Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP - InCor e Hospital Israelita Albert Einstein), Breno Falcão (Hospital Messejana Fortaleza), Antonio Felipe Simão (Centro Catarinense de Cardiologia) e Fábio Sandoli de Brito Jr (Hospital Israelita Albert Einstein). O curso receberá convidados da Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista (SBHCI), do Hospital Israelita Albert Einstein, InCor e Hospital Sírio Libanês, entre outros, de vários estados. Haverá ainda um número limitado de inscrições para mais profissionais.

“A angioplastia complexa ainda é pouco realizada no Brasil. Por isso é fundamental o compartilhamento da técnica com os especialistas brasileiros, justamente pelas mãos de uma das maiores autoridades mundiais”, explica Marcelo Harada Ribeiro. “Nosso objetivo é aprender e replicar em todo o país o conhecimento das técnicas de alta complexidade, que ajudam em toda nossa atividade profissional, dos casos mais simples aos mais difíceis. Quem ganha com isso é a qualidade de vida dos pacientes”, conclui. 

“O SOS Cárdio é um hospital com vocação cardiológica e tem uma estrutura tecnológica e profissional que já atrai pacientes de vários locais do país e do mundo, inclusive para esses casos complexos. Esse tipo de evento fortalece nossa posição como referência para pacientes e médicos de todo o Brasil”, afirma Luiz Gonzaga Coelho, diretor-geral do hospital.