Campanha

Hemocentros fazem campanhas para incentivar doa��o de sangue

19/02/2017 07:41:00

Per�odos como o de Carnaval popula��o acaba se ausentando dos hemocentros e estoques atingem n�veis cr�ticos

Hemocentros fazem campanhas para incentivar doao de sangue
Site do Minist�rio da Sa�de divulga campanhas realizadas nos Estados brasileiros (Foto: Divulga��o)

Todos os anos estados brasileiros realizam campanhas para doação de sangue. Isso por que em épocas como as do feriado de carnaval, a população acaba se ausentando dos hemocentros e os estoques atingem níveis críticos. 

Se você vai viajar, se programe para realizar a doação antes de colocar o pé na estrada. Se você vai ficar na sua cidade, fique atento aos horários de funcionamento do hemocentro mais próximo, e não se esqueça de se programar e seguir as orientações pré-doação de sangue.

Ficou interessado em ajudar a salvar vidas antes de cair na folia? Confira no Blog da Saúde alguns dos estados que estão com campanhas e horários estendidos para atender a população:

Bahia

"Não fique parado, doe sangue". Este é o tema da campanha, lançada esta semana, pela Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba), com o objetivo de incentivar doações de sangue antes do carnaval. A estratégia para este mês será funcionar em horário especial no sábado dia 18 de fevereiro das 8 às 12h e, no dia 27/02, segunda-feira de carnaval, das 8 as 12 e das 13 às 17hs. A unidade da Hemoba/Feira de Santana fica ao lado da emergência do Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA). 

Mais informações

Espírito Santo
O estoque de sangue do Hemocentro do Espírito Santo (Hemoes) foi reduzido ao mínimo, nos últimos dias, e a direção pede o apoio da população. As cinco unidades de coleta em Vitória, na Serra, em Colatina, São Mateus e Linhares estão funcionando em horário especial, das 7 às 13 horas. Confira onde doar sangue no Espírito Santo: Hemocentro do Estado do Espírito Santo (Hemoes), Unidade de Coleta à Distância da Serra, Hemocentro de Linhares,  Hemocentro Regional de Colatina, Hemocentro Regional de São Mateus.

Mais informações 

Maranhão
Com o tema ‘Cultura e Solidariedade em nossas veias. Doe sangue’, o Governo do Estado do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), lançou a campanha de doação de sangue que visa manter o estoque de bolsas do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão (Hemomar) abastecido para o período do carnaval. Em São Luís, os interessados podem se dirigir a sede do Hemomar, localizada na Rua Cinco de Janeiro, s/n, bairro da Jordoa. A unidade funciona de segunda a sexta, de 8h às 18h, e aos sábados, de 8h às 12h.

Mais informações e datas da Unidade Móvel

Roraima 
Com a proximidade do feriado de Carnaval, o Hemoraima (Hemocentro de Roraima) quer incentivar as doações para garantir bolsas de sangue durante o período festivo. “Carnaval Solidário: Antes da diversão, faça uma doação, doe sangue e proporcione alegria”, é o nome da campanha. Os interessados em doar sangue devem comparecer ao Hemoraima de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 12h e das 13h30 às 18h, na Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, próximo ao HGR.

Mais informações 

Instruções para doação de sangue

Independente da região onde você irá doar sangue, alguns cuidados precisam ser seguidos tanto antes, quanto na chegada ao Hemocentro, e após a doação. Veja quais são:

•    Levar documento oficial de identidade com foto (identidade, carteira de trabalho, certificado de reservista, carteira do conselho profissional ou carteira nacional de habilitação);
•    Estar bem de saúde;
•    Ter entre 16 (dos 16 até 18 anos incompletos, apenas com consentimento formal dos responsáveis) e 69 anos;
•    Pesar mais de 50 Kg;
•    Fazer um repouso mínimo de 6 horas na noite anterior à doação;
•    Não tomar bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores;
•    Evitar fumar por pelo menos 2 horas antes da doação;
•    Evitar alimentos gordurosos nas 3 horas antes da doação;
•    As pessoas que exercem profissões como: pilotar avião ou helicóptero, conduzir ônibus ou caminhões de grande porte, subir em andaimes e praticam pára-quedismo ou mergulho, devem interromper estas atividades por 12 horas antes da doação;

Fonte: Ministério da Saúde/ Blog da Saúde