Pesquisa

SIS Sebrae apresenta tend�ncias do mercado de latic�nios

11/01/2017 09:00:00

Alimentos zero lactose est�o sendo mais procurados pelos consumidores e podem ser uma aposta para os produtores

SIS Sebrae apresenta tendncias do mercado de laticnios
Al�m de serem facilmente diger�veis pelos intolerantes, os produtos zero lactose n�o perdem suas caracter�sticas sensoriais e nutricionais (Foto: Divulga��o)

Pesquisas apontam que no Brasil, 40% da população reage mal aos derivados do leite. Os sintomas variam de pessoa para pessoa, gerando mal estar e outros problemas como desconforto intestinal, indigestão e enxaqueca. 

Essas ocorrências têm levado os consumidores a mudarem seus hábitos de compra, dando preferência a alimentos zero lactose. 

Sistema de Inteligência Setorial do Sebrae disponibiliza um guia que dá dicas aos pequenos e médios empresários de como manter o consumo e a comercialização dos produtos lácteos em alta. 

Uma das principais recomendações aos produtores do setor é para que acompanhem as mudanças no comportamento de consumo da população e apostem na produção de alimentos sem lactose. 

Leite sem lactose 

O leite de vaca, assim como todos os outros leites de origem animal, contém em média 5 gramas de lactose para cada 100 ml de leite.

O leite sem lactose é o leite de vaca comum em que a lactose foi parcialmente ou completamente "quebrada" pelo processo de hidrólise, com adição de lactase.

Além de serem facilmente digeríveis pelos intolerantes, os produtos zero lactose não perdem suas características sensoriais e nutricionais.

Grandes marcas como Itambé, Tirolez, Verde Campo e Nestlé disponibilizam uma variedade de alimentos zero lactose, que vão desde leite condensado, passando pelo leite de vaca, até iogurtes e leite em pó. 

A aceitação do leite como um valioso alimento nutricional, bem como um produto consumido com prazer pelas populações intolerantes à lactose, deve fazer parte da estratégia de crescimento em longo prazo de qualquer empresa de laticínios que pretende atuar fortemente no mercado. 

Ações recomendadas pelo Sistema de inteligência Setorial do Sebrae: 

- Conheça o portal Semlactose, criado em 2007 com a finalidade de esclarecer e informar a população sobre essa intolerância, e outras alergias alimentares; 
- Confira a entrevista publicada na Associação Brasileira das Indústrias da Alimentação (ABIA) sobre "O futuro dos produtos lácteos sem lactose"
- Conheça a Rede de Pesquisa e Inovação em Leite - REPILeite, rede social que visa o debate de ideias e assuntos de interesse comum sobre o setor leiteiro; 
- Acesse o Boletim de Tendências publicado no SIS sobre "Leite com baixo teor de lactose", para consumidores com intolerância.