Sa�de

Alimenta��o balanceada melhora a produtividade do colaborador

14/12/2016 16:00:00

Refei��es leves com produtos frescos favorecem o desempenho dos funcion�rios

Alimentao balanceada melhora a produtividade do colaborador
Funcion�rios da Brandili T�xtil recebem refei��es balanceadas durante toda a esta��o (Foto: Brandili T�xtil)

O forte calor, muito comum no verão, contribui no desenvolvimento de dores de cabeça, fadiga, desidratação, mal estar e outros problemas que afetam também a produtividade no trabalho.

A coordenadora de Desenvolvimento Humano da empresa Brandili Têxtil, de Apiúna, Iracema von Gilsa, explica que alguns cuidados são fundamentais nesse período.

“Além de proporcionar uma rotina mais tranquila, a alimentação leve dará mais disposição no período de calor, principalmente para colaboradores que trabalham no setor produtivo”, destaca.

A alimentação laboral balanceada é essencial para que o colaborador esteja bem para seguir seu ritmo de trabalho, reforça Cristiano Foscarini, nutricionista responsável pela alimentação dos mais de 1.300 colaboradores da empresa.

“Todas as refeições precisam ser leves e com produtos frescos para que os colaboradores possam desenvolver suas funções sem nenhum desgaste. Estamos sempre preocupados com a troca da estação. Durante o verão, por exemplo, reduzimos as frituras e os embutidos, além de retirar do cardápio os pratos que exigem mais do nosso organismo, como as feijoadas”, revela. 

Confira algumas dicas para melhorar o dia a dia no verão:

  • Beba muito líquido para manter o corpo sempre hidratado;

  • Dê preferência a alimentos leves, como frutas, verduras, legumes, alimentos integrais, carnes não gordurosas;

  • Evite alimentos processados, frituras, embutidos, semi-prontos congelados, açucarados e refeições pesadas;

  • Cuide com a quantidade de alimentos que ingerir. Prefira aumentar o número de refeições e comer em menores quantidades para que seu corpo absorva e gaste a energia durante o dia;

  • Use roupas mais leves e com cores claras.