Cirurgias

Cirurgi�es pl�sticos realizam cirurgias de reconstru��o mam�ria no Estado

19/10/2016 21:50:00

Mutir�o promove procedimento em mulheres que j� realizaram a mastectomia para tratar o c�ncer de mama

Cirurgies plsticos realizam cirurgias de reconstruo mamria no Estado
Ser�o atendidas 50 mulheres que estavam na lista de espera para a cirurgia em quatro cidades do Estado (Foto: Divulga��o)

A Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - Regional Santa Catarina (SBCP-SC) realiza o Mutirão de Reconstrução Mamária, entre os dias 22 e 29 de outubro. As cirurgias ocorrem em Florianópolis, Criciúma, Joinville e Blumenau.

O coordenador do Mutirão em SC, o médico cirurgião plástico Evandro Parente, explica que as mulheres que terão a mama reconstruída são aquelas que já realizaram a mastectomia para tratar o câncer de mama, porém não conseguiram fazer a reconstrução mamária e aguardam nas filas de espera dos hospitais públicos.

Ele explica que a reconstrução, apesar de constar como parte do tratamento integral do câncer de mama na rede pública, nem sempre é realizada em função da urgência maior ser a retirada do tumor.

“A reconstrução normalmente fica para depois, mas se a paciente não consegue fazer a cirurgia junto com a mastectomia, dificilmente a fará em outro momento”, analisa.

É nesses casos em que o Mutirão vai atuar, os de mulheres que fizeram a mastectomia, até colocaram a prótese de silicone, mas não concluíram a reconstrução. Ou seja, ainda precisam ter a simetria da outra mama corrigida e o mamilo e a aréola reconstruídos.

Como funciona

Aproximadamente 50 mulheres deverão ser operadas no Mutirão, em Santa Catarina. Todas são pacientes que constavam na lista de espera para a cirurgia dos hospitais de referência no Estado para o tratamento do câncer de mama.

As cirurgias serão feitas por cirurgiões plásticos inscritos na SBCP-SC e vão ser realizadas, em Florianópolis, em três hospitais da rede privada (Casa de Saúde, Hospital da Plástica e Hospital de Caridade), no Hospital Universitário da Universidade Federal de Santa Catarina (HU/UFSC) e no Centro de Pesquisas Oncológicas (Cepon), sem custo para as pacientes. 

Todas as equipes médicas atuarão de forma voluntária, as próteses de silicone serão doadas e as despesas hospitalares serão cobertas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), no caso dos hospitais públicos, ou por patrocínio, no caso dos particulares.

Um Evento Científico está programado para o dia 21 de outubro, das 19h às 22h, no Hospital da Plástica, e deve reunir todos os profissionais envolvidos no Mutirão de Reconstrução Mamária para discutir as técnicas da cirurgia plástica e os casos clínicos que serão operados.

Sobre a cirurgia

A cirurgia de reconstrução mamária que exige formação específica do cirurgião plástico e requer treinamento especial, segundo o coordenador do Mutirão em SC.

Ele explica que o processo de reconstrução da mama exige mais de uma cirurgia para ser completo.

Somente a mama afetada pelo câncer ou qualquer outro trauma pode ser restaurada. Para melhorar a simetria entre ambas, para a mama oposta podem ser recomendados procedimentos como redução, pexia ou mamoplastia de aumento.

Às vezes, a mastectomia ou o tratamento com radiação podem deixar tecido insuficiente na parede torácica para cobrir e sustentar o implante mamário, tornando quase sempre necessário o uso de uma ou demais técnicas de retalho ou expansão de tecido.

Embora as próteses de silicone estejam mais modernas e algumas sejam específicas para uso na reconstrução mamária, a mama reconstruída nunca será igual a que foi removida, nem terá a mesma sensibilidade, apesar do resultado ser o mais próximo possível do natural.