Sa�de

Unidades hospitalares do Estado abrem vagas para resid�ncia m�dica

22/09/2016 21:50:00

S�o 195 vagas para as mais diversas especialidades nos munic�pios de Florian�polis, Joinville, Lages e S�o Jos�

Unidades hospitalares do Estado abrem vagas para residncia mdica
Interessados devem fazer a inscri��o at� o dia 13 de outubro no site da Secretaria de Sa�de ou da Associa��o Catarinense de Medicina (Foto: Divulga��o)

Estão abertas as inscrições para residência médica em 12 unidades hospitalares nos municípios de Florianópolis, Joinville, Lages e São José.

As diversas especialidades totalizam 195 vagas, sendo 33 delas para o Hospital Regional Hans Dieter Schmidt e outras nove para a Maternidade Darcy Vargas, ambos em Joinville.

A residência começa em janeiro, com carga horária de 60 horas semanais.

As inscrições podem ser realizadas até o dia 13 de outubro através dos sites da Secretaria de Saúde de SC (www.saude.sc.gov.br) e da Associação Catarinense de Medicina (www.acm.org.br), instituição responsável pelas provas.

O salário inicial é superior a R$ 5 mil, e algumas prefeituras ainda oferecem adicionais como moradia e alimentação.

As vagas para o Hospital Regional Hans Dieter Schmidt são para as especialidades: cirurgia geral, clínica médica, cardiologia, gastrenterologia, medicina intensiva e nefrologia.

Para a Maternidade, as vagas de residência são para ginecologia e obstetrícia, medicina fetal e neonatologia.

Medicina de Família em Comunidade

Outras 64 vagas foram abertas para a modalidade de pós-graduação no Programa de Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade. O edital contempla 30 cidades catarinenses. 

Lançado no ano passado, a Secretaria de Estado da Saúde é a pioneira no país ao lançar uma especialização para contribuir para a formação de profissionais na atenção básica no Estado.

Configurado como pós-graduação, o curso está sob a responsabilidade da Diretoria de Educação Permanente em Saúde em parceria com a Escola de Saúde Pública do Estado e com os municípios que compõem a Rede de Integração de Ensino e Serviço.

O programa oferece bolsa do Ministério da Saúde e tem uma contrapartida dos municípios de ajuda de custo.

A coordenação do programa está a cargo da doutora Cássia Rabetti, cardiologista e médica de Família e Comunidade.