Sa�de

Santa Isabel realiza a 1� bi�psia hep�tica fora do centro cir�rgico

21/07/2016 15:00:00

Procedimento foi realizado no setor de Diagn�stico por Imagem com m�dicos e anestesista

Santa Isabel realiza a 1 bipsia heptica fora do centro cirrgico
Procedimento foi realizado por m�dicos do setor de diagn�stico por imagem e um m�dico anestesista da Anesteclin (Foto: Divulga��o)

O Setor de Diagnóstico por Imagem do Hospital Santa Isabel realizou, no dia 20 de julho, a 1ª biópsia hepática com sedação, em uma criança fora do Centro Cirúrgico. 

Este tipo de biópsia onde um pequeno fragmento de tecido do fígado é retirado para que seja examinado, até então era feita somente no Centro Cirúrgico, gerando transtorno para os pacientes externos, que precisavam aguardar o agendamento em uma das salas cirúrgicas.

Agora, o serviço de Diagnóstico por Imagem (DSI) oferece o mesmo cuidado na realização do procedimento, feito com médicos do setor em conjunto com um médico anestesista da Anesteclin.

Com a nova estrutura, os pacientes que precisam realizar procedimentos invasivos, com o apoio de ultrassonografia, não necesitam mais esperar o atendimento no Centro Cirúrgico.  

O ultrassom é usado para guiar a agulha utilizada no procedimento com mais segurança, ou em direção a um ponto específico do fígado, e a sedação é necessária para que o paciente não sinta dor e nem participe do ato operatório.

Ao final do procedimento, o paciente recebe um curativo no local, aguarda em uma sala de observação e após o acompanhamento, antes de ser liberado, realiza outra ultrassom ou tomografia.

O material coletado é enviado a um laboratório e o resultado vai ajudar o médico responsável pelo paciente a verificar sinais de danos ou doenças.