Doa��o

Hospital Santa Isabel comemora mil transplantes de f�gado

29/06/2016 14:10:00

Equipe do hospital j� atendia 96% dos transplantes hep�ticos feitos no Estado em 2011

Hospital Santa Isabel comemora mil transplantes de fgado
Primeiro transplante de f�gado realizado pelo Hospital foi em 2002 (Foto: Divulga��o)

No dia 28 de junho, o setor de serviço de transplantes hepáticos do Hospital Santa Isabel de Blumenau, realizou o seu milésimo transplante de fígado.

O primeiro transplante hepático de Santa Catarina foi em 2002 e desde então o sucesso da equipe multidisciplinar foi crescendo. Em 2011, a equipe realizou 96% dos transplantes de fígado feitos no Estado.

O chefe do setor, Marcelo Nogara, destaca que o dia histórico para a instituição, atesta a qualidade dos profissionais na área:

“Desde a SC Transplantes, a equipe da CIHDOTT que realiza a abordagem à família, passando pela equipe que realiza a captação, a logística, o piloto e o motorista que realizam o transporte do órgão, até a equipe que prepara a sala de cirurgia, que executa o transplante e a que posteriormente cuidará da recuperação do paciente. Todos os envolvidos no processo certamente estão celebrando o feito e merecem os parabéns.”

Nogara ainda ressalta que Blumenau é referência nacional dando conforto aos moradores do Estado que não precisam recorrer a outras regiões para serem atendidos:

“Este marco mostra também que apesar de toda a crise e dificuldades enfrentados na realização dos transplantes, a equipe multidisciplinar tem conseguido se superar e é uma satisfação ter beneficiado mil pessoas.”

Nova vida

A captação do fígado de número mil ocorreu em Lages, através da doação feita pela família de um jovem de 18 anos que morreu devido a um traumatismo craniano.   

A paciente Inezilda Alves Trindade, de 63 anos, foi uma das oito vidas beneficiadas pela doação dos órgãos. Após a cirurgia, que levou mais de seis horas, ela passa bem e segue estável em recuperação.

A irmã de Inezilda explicou que a paciente já vinha por dois anos fazendo tratamento de Hepatite C, que iniciou no interior de São Paulo e deu continuidade em Curitiba (PR).

Nos últimos sete meses foi diagnosticado uma cirrose, piorando o estado de Inezilda. O médico responsável pelo seu tratamento, Júlio César Wiederkehr, orientou que a paciente fosse para Blumenau e ficasse internada no HSI à espera de um transplante.