Qual a responsabilidade do s�ndico nas obras do condom�nio?

17/08/2018 12:00:00

Engenheiro civil explica detalhes do assunto durante Workshop S�ndicos Planning, em Blumenau

Qual a responsabilidade do sndico nas obras do condomnio?

Você sabia que quando se faz uma reforma, seja dentro do apartamento ou fora, no condomínio, o síndico assume a responsabilidade civil sobre tudo?

Álvaro Ling Junior, da Técnica Engenharia, destaca que “é preciso que o síndico ou administrador de condomínio conheça algumas normas de construção e reformas, porque ele tem a responsabilidade civil sobre isso”.

Ele será um dos palestrantes no dia 22 de agosto, durante o Workshop Síndicos Planning, evento que ocorre no auditório do Instituto Gene, em Blumenau.

Esta é a segunda vez neste ano que a cidade sedia a atividade.

A primeira foi em abril, quando reuniu mais de 120 profissionais da área.

Álvaro comenta o surgimento da NBR 16.280:14, que entrou em vigor em 2014 e que trata sobre Reforma em Edificações, Sistema de Gestão de Reformas.

Neste caso específico, segundo ele “o síndico pode responder por aspectos administrativos, civis e criminais que decorrerem da falta de observância do seu papel descrito nesta NBR”.

É importante observar que a NBR 16.280 orienta que para fazer uma reforma, mesmo dentro da sua unidade condominial, o morador ou proprietário deve apresentar ao síndico um plano de reforma detalhado e uma ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) ou um RRT (Registro de Responsabilidade Técnica) assinados por um engenheiro (ART) ou arquiteto (RRT) que deverá acompanhar a obra.

 

Sobre o Workshop Síndicos Planning

É um evento que reúne profissionais e especialistas que debatem sobre as diferentes áreas de atuação do gestor de condomínios, gerando inovação, planejamento e um ambiente de networking e negócios.

Nesta edição o evento conta com os seguintes parceiros: Adelante Cobranças, Colordesing Tintas, Grupo Embracon, Grupo Le Notre Paisagismo, Licent Prime, LP Elevadores, Técnica Engenharia e SCI Sistemas Contábeis. São apoiadores: ACIB, CRA- SC,CREA-SC,CRECI-SC, Revista Área, Sistema Fecomércio SC SESC SENAC, Instituto Gene, NSC TV, Prefeitura - SEDEC - Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Empreendedorismo, SCGÁS, SEAC E SINDESP-SC, SEBRAE, SECOVI Blumenau, SECOVI Floripa/Tubarão, SECOVI SC e Simblu.


Informações: (47) 3285-7462 ou (47) 99147-4789 ou contato@sindicosplanning.com.br