Constru��o Civil

Joinville ganha central de reciclagem para res�duos de obras

29/06/2016 13:45:00

Projeto da Ajotre ter� investimento de R$ 1,8 milh�o e dever� ser entregue em agosto

Joinville ganha central de reciclagem para resduos de obras
Al�m da triagem dos res�duos, Central de Reciclagem transformar� parte do entulho em mat�ria-prima para lajotas (Foto: Divulga��o)

Os resíduos da Construção Civil terão um destino apropriado em cerca de 60 dias, em Joinville. A Associação Joinvilense de Condutores de Transporte de Resíduos (Ajotre) está à frente do projeto que dará um destino mais nobre ao material descartados nas obras.

A Central de Reciclagem de Resíduos da Construção Civil, conta com um investimento de R$ 1,8 milhão e ocupará uma área de 11,2 mil metros quadrados ao lado da Penitenciária Industrial de Joinville, na rua Boehmerwald, no Parque Grarani.

No dia 25 junho, a Associação lançou a pedra fundamental para cerca de 300 convidados. De acordo com o presidente da Ajotre, Gilson Holz, a previsão é que o local esteja em operação até o final de agosto:

“Vamos fazer a separação de todos os resíduos da construção civil e, com o apoio de dez parceiros, daremos destinação correta a tudo o que for coletado na cidade.”

Projeto

Além da triagem dos resíduos, a Central de Reciclagem da Ajotre utilizará parte do entulho como matéria-prima para a fabricação de lajotas.

A expectativa é fabricar 500 metros quadrados de lajotas ecológicas diariamente, quantidade suficiente para a pavimentação de 10 quilômetros de ruas por mês.

O projeto contará com a mão de obra de 80 apenados da Penitenciária Industrial, que vão trabalhar na separação dos resíduos e na produção das lajotas. Em contrapartida, a cada três dias de trabalho, terão redução de um dia na pena.

Com 25 associados, 57 caminhões e 1,8 mil caçambas em Joinville, a Ajotre coleta 300 toneladas/dia de entulhos e pretende reciclar 100% desses resíduos, ressalta Gilson:

“Este é um projeto sem fins lucrativos e totalmente sustentável. Além da questão ambiental e do trabalho oferecido aos apenados, vamos contribuir com a sociedade. As lajotas serão doadas à Prefeitura e, com isso, os custos de pavimentação serão reduzidos.”

Um dos apoiadores do projeto é o Sinduscon Joinville. A entidade destaca que a iniciativa vai ao encontro do que o sindicato sempre defendeu: o respeito ao meio ambiente e a preocupação com a sustentabilidade.