Populariza��o de drones abre oportunidades para lojas especializadas

17/10/2018 16:00:00

Vendas e assist�ncia t�cnica j� s�o ofertadas por estabelecimentos em SC

Popularizao de drones abre oportunidades para lojas especializadas
Fabr�cio Medeiros, propriet�rio da Floripa Drone.

Por Ana Paula Dahlke
Redação Noticenter

 

Veículo aéreo não tripulado e controlado remotamente que pode realizar inúmeras tarefas. A popularização dos drones está abrindo um novo nicho de mercado: lojas especializadas em vendas e manutenção desses equipamentos.

Evandro Luiz Depine, proprietário da Seuhobby Modelismo, de Blumenau, conta que a loja surgiu a partir da alta demanda por esse tipo de produto aliado a carência de estabelecimentos do segmento na região:

“O mercado de drones está em ascensão. Na região tem muita gente que já adquiriu o equipamento. Além disso, nosso diferencial, além da venda em loja física e online, é possibilitar a assistência técnica”.

Em média, o empresário conta que vende de 5 a 10 drones por mês e o número só não é maior porque há o contrabando do equipamento em sites “com valores menores, sem nota fiscal e que não seguem a regulamentação brasileira, feita pela Associação Nacional de Aviação Civil (Anac)”.

 

De acordo com o proprietário Fabrício Medeiros, o faturamento, em média, gira em torno de R$ 500 mil mensais (valor bruto) na Floripa Drone, localizada na capital do estado:

“Pode variar, mas participamos de várias licitações, que acarretam em modelos mais caros. Alguns chegam a R$ 150 mil”.

A loja vende no endereço físico e online e atende clientes no âmbito nacional e em alguns países da América Latina.

A ideia, conforme Fabrício, é que a partir do ano que vem, a expansão seja feita através de franquias, começando pelas capitais do país.

Consultadas pela reportagem, prefeituras de cidades como Blumenau, Florianópolis e Joinville, por exemplo, ainda não possuem um banco de dados com número de estabelecimentos especializados nesse segmento.

 

TEORIA E PRÁTICA

Com unidades em SC e MG, a Skyline Films Brasil oferece cursos presenciais de filmagem aérea, pilotagem de drone, edição de vídeo e mapeamento com drone, unindo teoria e prática.

Luis Drumond, CEO da Skyline, comenta que o drone auxilia na captação de imagens de lugares onde helicópteros e pessoas não conseguem alcançar.

“Além disso, essa inovadora tecnologia gera inúmeras possibilidades de utilização em vários setores da economia, a qual também vem causando um grande impacto nos mercados nacional e internacional, através da geração de novos negócios bem como de milhões de empregos diretos e indiretos”.

A empresa atua também na captação, produção e edição de imagens aéreas e convencionais, bem como soluções em geotecnologias, mapeamento aéreo com drones e vistoria, avaliação e perícia de engenharia.