Conhe�a a nova gera��o do Mini Countryman

22/05/2018 16:00:00

Nova gera��o do MINI Cooper Countryman � a aposta da montadora para o segmento dos SUVs compactos

Conheça a nova geração do Mini Countryman

Chegou a vez de a MINI ocupar um espaço na concorrida disputa entre os SUVs compactos. A montadora britânica, que em 2018 completa nove anos de presença no Brasil, está apostando no sucesso da segunda geração do MINI Countryman para firmar seu espaço entre os utilitários de menor porte.

Como não poderia deixar de ser, o novo Countryman F60 manteve o estilo que é a marca registrada da montadora. Por outro lado, novidades como o aumento do espaço interno, motores mais potentes e novas tecnologias deixam evidente a evolução do modelo.

 

MAIS ESPAÇO, MAIS VERSATILIDADE

O visual, claro, continua sendo um componente essencial do Countryman. O desenho característico da MINI está presente na grade frontal e nos faróis ovalados. O modelo possui linhas bem definidas na carroceria, barras transversais do teto de alumínio e faróis full-LED direcionais que iluminam curvas.

O design compacto não significa um carro apertado, pelo contrário. O MINI Countryman cumpre a função “utilitária” de um SUV com louvor, oferecendo espaço suficiente para qualquer situação urbana: bagagens, passageiros e o que mais for necessário para seu dia a dia.

Uma das mudanças mais significativas está no tamanho – e, por conta disso, no conforto a bordo. O MINI Countryman agora mede 4,29 metros de comprimento, sendo cerca de 20 centímetros mais longo que seu antecessor.

Além disso, são quase 3 centímetros a mais na largura e 7,5 centímetros a mais na distância entre-eixos. Ou seja, nada de aperto, especialmente para os passageiros. É possível acomodar adultos no banco traseiro com espaço suficiente para as pernas e a cabeça.

O motorista ganhou praticidade na hora de configurar o banco para a postura ideal: os assentos dianteiros vêm com ajuste de altura elétrico e duas posições de memória. O porta-malas também é maior do que o de muitos SUVs compactos à venda no mercado, oferecendo capacidade para 450 litros.

Se precisar de mais espaço, é possível rebater os assentos – cada um pode ser descido individualmente – e chegar a até 1 309 litros, um volume 220 litros maior do que o oferecido pela geração anterior.

 

TURBO ECONÔMICO

Além da facilidade maior para acomodar as necessidades do dia a dia, outras mudanças positivas da evolução do Countryman estão no motor e câmbio. A nova geração recebeu motores turbo em todas as quatro versões e câmbio automático. A evolução no quesito economia de combustível também foi uma preocupação.

O clássico Cooper tem características mais urbanas. Possui motor 1.5 tricilíndrico a gasolina que rende 136 cavalos de potência e 22,4 kgfm de torque, tração dianteira e câmbio automático de seis marchas. Esse conjunto faz o Countryman atingir a velocidade máxima de 200 quilômetros por hora.

Já o motor Cooper S é um 2.0 de quatro cilindros, também a gasolina, que entrega 192 cavalos e 28,5 kgfm com transmissão automática de oito marchas. Nesse caso, o modelo pode ter tração dianteira ou integral ALL4.

Na configuração Cooper S ALL4, o motor é o mesmo, mas com tração integral. O tempo de 0 a 100 quilômetros por hora é de 7,2 segundos, com máxima de 222 quilômetros por hora. Além disso, a versão mais robusta vem de série com um sistema que permite escolher entre os modos de condução Green (favorece o consumo), Mid (para uso urbano) e Sport (com uma tocada mais esportiva).

A versão topo de linha, o MINI John Cooper Works ALL4, é ainda mais potente: são 231 cavalos e 35,7 kgfm de torque, que entregam velocidade máxima de 234 quilômetros por hora. O 0 a 100 cai para 6,5 segundos com essa configuração, que também vem com os driving modes.

 

RECHEIO TECNOLÓGICO

As quatro versões têm um pacote de série com ar-condicionado digital dual zone, volante esportivo multifuncional de couro, sensor de estacionamento traseiro, de chuva e crepuscular e central multimídia com tela de 6,5 polegadas com interface Bluetooth.

As configurações ALL4 também contam com o dispositivo MINI Find Mate, que permite encontrar via Bluetooth objetos frequentemente perdidos, como as chaves – facilitando a vida dos mais esquecidos. Sua localização pode ser consultada pelo computador de bordo ou usando um smartphone.

O Countryman mais completo é equipado ainda com um cardápio de atributos capaz de satisfazer até os mais exigentes: assentos esportivos com descansos de braço, volante John Cooper Works com paddle shift, rodas de 19 polegadas, faróis de neblina, ajuste eletrônico de amortecimento, sistema head-up display (que projeta informações na linha de visão do motorista), sistema de áudio Harman/Kardon e central multimídia com tela de 8,8 polegadas touchscreen. Tudo isso somado à tração integral inteligente e a um pacote de design que inclui luzes de ambiência, spoiler traseiro e faixas no capô.

Com motor mais potente, espaço interno maior e atributos de tecnologia que proporcionam facilidades e conforto para motorista e passageiros, o novo MINI Countryman entrega a versatilidade de um verdadeiro SUV embalado no visual inconfundível da marca. É o MINI ideal para todas as horas.

FONTE: REVISTA 4 RODAS