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Fiat Argo � apresentado a lojistas, saiba todas as informa��es

06/05/2017 07:00:00

Chevrolet Onix e Hyundai HB20 ser�o principais rivais; Op��es de motores incluir�o 1.0, 1.3 e 1.8;

Fiat Argo é apresentado a lojistas, saiba todas as informações
Fiat revela o nome do seu novo hatch: Argo (Foto: Kar�m Mohamed)

A Fiat bem que está tentando evitar que informações do novo hatch Argo vazem, como aconteceu com os últimos lançamentos Toro e Mobi. Nesta semana, a empresa começou a treinar seus vendedores com informações sobre o modelo e proibiu que eles tomassem notas ou mesmo levassem seus celulares para a apresentação. Porém, apuramos algumas das principais informações sobre o hatch que terá a missão de substituir de uma só vez Punto e Bravo.

Aos lojistas, a empresa informou quais serão as opções de motores e câmbios, as versões disponíveis, quais são os principais rivais e como o carro será posicionado no mercado. São essas as informações que você lerá agora, porém elas não são confirmadas de forma oficial pela Fiat. Diversos desses dados confirmam o que já havíamos publicado anteriormente. O lançamento para a imprensa deve ocorrer nas próximas semanas, aí, sim, com as informações oficiais.

Motores e câmbios

Conforme a empresa informou aos lojistas, o Argo terá três opções de motores outras três de câmbios. Todos já são oferecidos em modelos como Uno e Jeep Renegade. Os vendedores, inclusive, já puderam dirigir algumas unidades.

O motor das versões mais básicas será o 1.0 Firefly flex de três cilindros, que estreou na última renovação do Uno. O motor dispensa o tanquinho extra de gasolina para partida a frio. No hatch compacto ele rende 77 cv e 10,9 kgfm de torque quando abastecido com etanol e, conforme apuramos, não haverá alterações específicas para o Argo. No Uno e com etanol, este motor rende 9,2 km/l na cidade e 10,4 km/l na estrada, segundo a Fiat. O peso do Argo, porém, ainda não foi revelado, o que pode impactar diretamente em números de consumo piores, caso seja mais pesado. No Uno, o 0 a 100 km/h prometido pela montadora é de 12,5 segundos, valor que também tende ser diferente no Argo.

Em seguida, haverá o motor 1.3 Firefly quatro cilindros, também flex e compartilhado com o Uno. Assim como no veterano, o 1.3 do Argo deve render 109 cv e 14,2 kgfm com etanol. Segundo a Fiat, o Uno nesta configuração roda 9,1 km/l na cidade e 10,1 km/l na estrada (sempre com etanol), além de chegar a 100 km/h em 9,8 segundos.

Por fim, as versões mais caras contarão com o motor 1.8 EtorQ Evo flex que estreou na linha 2017 do Renegade. São 139 cv de potência e 19,3 kgfm de torque máximo. Por se tratar de carros de categorias e porte completamente diferentes, não é possível comparar os valores de consumo e aceleração, mesmo de forma estimada.

As opções de câmbio são: manual de cinco velocidades, automatizada GSR de cinco velocidades (igual à do Mobi recém-renovado) ou automático de seis marchas.

Versões

Todas essas opções de motores e câmbios devem ser divididas em até seis versões: Fiat Argo 1.0 Drive manual, Fiat Argo 1.3 Drive manual, Fiat Argo 1.3 Drive automatizado, Fiat Argo 1.8 Precision manual, Fiat Argo 1.8 Precision automático, Fiat Argo Sporting/HGT 1.8 automático.

Os nomes de cada versão ainda são mantidos em segredo pela montadora, porém a versão mais esportiva (tratada como Sporting/HGT no parágrafo anterior) foi apresentada aos lojistas como HGT. Caso a opção mais cara realmente seja batizada de Argo HGT, isso representaria o retorno da sigla que identificava a versão mais apimentada do Fiat Brava no início dos anos 2000. A conferir.

Equipamentos

De série, todas as versões devem ser equipadas com vidros e travas elétricos, direção elétrica, luzes diurnas de LED e ar condicionado analógico. Um dos opcionais da versão mais barata será farol de neblina, item que será de série nas configurações mais caras.

As versões com motor 1.3 já terão sensor crepuscular, mas é possível que este item seja vendido ainda como opcional. As versões mais caras devem contar com o recurso de série.

Além dos faróis de neblina e sensor crepuscular, as versões com motor 1.8 devem ter como principal diferencial computador de bordo com tela maior. Haverá, ainda, volante multifuncional e aletas para trocas de marchas atrás do volante, conforme flagramos há alguns meses. Por fim, ao menos essas versões devem vir com a mesma chave oferecida na picape Toro Volcano, porém sem o recurso de partida remota do motor.

Controles de tração e estabilidade serão oferecidos no Argo, porém ainda não está certo se o item será opcional para algumas das versões, como ocorre com os Unos 1.0 atualmente. A exemplo do que também vale para o Uno, o Argo deverá oferecer assistente de partida em rampa. Porém, itens como sensor de ré, câmera de ré e ar-condicionado digital devem ser opcionais mesmo nas versões mais caras.

Tela multimídia

Conforme apuramos, o Fiat Argo irá compartilhar diversos elementos do painel e quadro de instrumentos com a picape Toro, mas a central multimídia deve ser exclusiva do hatch. O modelo trará uma inédita tela sensível ao toque de 7 polegadas, que contará com espelhamento de celulares. Mas a central não deve vir equipada com GPS. O sistema de navegação poderá ser acionado no celular e espelhado na tela do carro, semelhante ao sistema oferecido no Chevrolet Onix.

Rodas

O Argo deve ter quatro opções de rodas. As versões 1.0 e 1.3 mais básicas seriam equipadas com rodas de 14 polegadas, mas as 1.3 terão rodas de 15 polegadas como opcionais. A partir da versão Precision, as rodas são de 15 polegadas de série. Já a versão topo de linha Sporting/HGT terá rodas de 16 polegadas de série ou de 17 polegadas como opcional.

Rivais e posicionamento

Durante a apresentação aos concessionários, a Fiat deixou bem claro quais serão os principais rivais do Argo: Chevrolet Onix e Hyundai HB20, nada menos que os líderes do mercado nacional. Isso porque a montadora levou algumas unidades dos rivais para os locais de apresentação do Argo a fim de que os lojistas pudessem comparar acabamento, porte e desempenho dos três carros.

Segundo nossas fontes, o Argo tem cerca de 4 metros de comprimento e 300 litros de porta-malas. O acabamento, porém, seria superior ao dos rivais. "Não é um carro a nível de Volkswagen Golf, Hyundai i30 e Ford Focus. Fica próximo de Chevrolet Onix e Hyundai HB20, talvez superior a eles. Mais ou menos o mesmo nível de um Ford Fiesta. Seria um novo Fiat Bravo, mas no tamanho de um Fiat Punto", resume um profissional que teve acesso ao carro.

Durante a apresentação do modelo, a Fiat fez questão de reforçar que o Argo terá um posicionamento mais premium na gama da empresa, a exemplo da Toro. Segundo um dos lojistas, "o perfil de cliente não é o mesmo de carro popular, de Palio e Punto". Os preços, porém, só devem ser oficializados pela empresa no lançamento à imprensa.

Como comparação, o Onix é vendido atualmente com motores 1.0 de 80 cv e 9,8 kgfm ou 1.4 de 106 cv e 13,9 kgfm. O câmbio é manual de seis velocidades ou automático de seis. O carro tem 3,93 m de comprimento, 2,52 m de entre-eixos, 1,70 m de largura, 1,47 m de altura e 280 litros de porta-malas. Os preços variam de R$ 40.500 a R$ 62 mil.

Já o HB20 tem motores 1.0 de 80 cv e 10,2 kgfm, 1.0 turbo de 105 cv e 13,8 kgfm ou 1.6 de 128 cv e 16,5 kgfm. O câmbio é manual de cinco ou seis marchas ou automático de seis. O Hyundai tem 3,92 m de comprimento, 2,50 m de entre-eixos, 1,68 m de largura, 1,47 m de altura e 300 litros de porta-malas. Os preços variam de R$ 43 mil a 68 mil.

Visual

O visual, que segue sendo o principal mistério do Argo, é bastante parecido com o das projeções de Autoesporte que ilustram esta reportagem, garantem nossas fontes. Os lojistas que já viram o modelo sem camuflagem afirmam que a dianteira lembra a do Fiat Mobi, especialmente quando olhada totalmente de frente. Já quando o Argo é visto de lateral, os vincos da carroceria transmitem sensação de maior volume.

"A frente lembra bastante o Mobi, mas o size impression é superior. A grade e o farol de biparábola olhando de frente lembram muito o Mobi, mas de lateral é outro carro", diz um lojista. Já os faróis de neblina remetem aos do Punto.

(Foto: Renato Aspromonte)

Fonte: Revista Auto Esporte