Carro

Novo Mitsubishi Pajero Dakar j� roda no pa�s

01/04/2017 07:00:00

O SUV derivado da picape L200 Triton Sport foi flagrado em testes de campo no interior de Minas Gerais

Novo Mitsubishi Pajero Dakar j roda no pas
A dianteira segue o estilo de outros SUVs da marca, como o Outlander (Foto: Divulga��o arquivo/Quatro Rodas)

A Mitsubishi vai lançar um novo Pajero Dakar derivado da L200 Triton Sport. O flagrante foi feito pelo leitor Lindemberg Siqueira, em Ibiaí, no norte de Minas Gerais. Este SUV é um exemplar da terceira geração do modelo, que foi lançado com a picape em 2015, na Tailândia.

A picape chegou ao mercado brasileiro em outubro de 2016 e o SUV ainda não tem data precisa de lançamento. Mas, segundo fontes, a estreia por aqui deve acontecer no segundo semestre deste ano.

O SUV chega em boa hora para a marca, que passa por um processo de encolhimento no Brasil, com a redução da linha comercializada. O próprio Dakar saiu de cena, com esse nome, com o lançamento da picape Triton Sport. Em seu lugar ficou somente a versão chamada apenas Pajero.

Além desse, houve a aposentadoria do pequeno TR4, que até hoje não teve substituto, e do sedã Lancer Evo, um modelo esportivo de baixo volume, mas que agregava imagem para a marca.

No mundo, a Mitsubishi não está em melhor situa­ção. Mergulhada em dificuldades, a empresa se associou com a aliança Renault-Nissan (o grupo franco-japonês ficou com 34% das ações da Mitsubishi), no fim de 2016.

Da mesma forma que a Triton Sport, o Dakar foi desenvolvido a partir de um novo chassi 7% mais leve, o que contribui para a economia de combustível e também para a dirigibilidade, principalmente no uso diário, em que o conforto é tão importante quanto a robustez.

O motor é o mesmo 2.4 turbodiesel de 190 cv, acoplado ao câmbio automático de cinco marchas. Entre os equipamentos, haverá computador de bordo, piloto automático, ar-condicionado bizona e central multimídia, entre outros.

No lugar da alavanca de engates de tração, presente na geração anterior, agora há um seletor eletrônico com as opções 4×2, 4×4 permanente, 4×4 sob demanda e 4×4 reduzida sob demanda.

O novo Dakar tem as mesmas dimensões do anterior (280 cm de comprimento, 182 cm de largura, 184 cm de altura e 280 cm de distância entre-eixos). A cabine tem cinco lugares e no porta-malas cabem 673 litros de bagagem.

Assim como já ocorria na geração anterior, o SUV é ligeiramente menor que a picape correspondente. No que diz respeito ao design, o SUV herda os vincos laterais acentuados da picape, as portas dianteiras e a inclinação das colunas dianteiras. De resto, coisas como as caixas de rodas e as portas traseiras têm visual inédito. E a dianteira é inteiramente nova.

Disfarce leve mostra mais do que esconde

O Dakar segue o estilo de outro SUV da linha, o Outlander, onde predomina a grade com dois colchetes estilizados, um de costas para o outro. Na traseira, as lanternas, nos cantos da carroceria, possuem extensões verticais de gosto duvidoso na tampa do porta-malas.

Assim como a L200 Triton Sport, o novo Dakar deverá coexistir no mercado com o Pajero, o SUV derivado da L200 antiga.

 

Fonte:Quatro Rodas