Ve�culos

Especialista ensina como cuidar da polia do alternador e do impulsor de partida

19/01/2017 19:00:00

Com algumas dicas � poss�vel perceber sinais importantes de que algo n�o est� funcionando corretamente no carro

Especialista ensina como cuidar da polia do alternador e do impulsor de partida
Polia transforma energia mec�nica em el�trica para carregar a bateria (Foto: Divulga��o)

Existem algumas peças, como a polia do alternador e o impulsor de partida, que exigem a atenção do motorista para evitar eventuais problemas no veículo.

De acordo com técnicos da ZEN é necessário observar alguns sinais importantes que indicam que algo não está funcionando corretamente no carro.

Veja as orientações a seguir e saiba como evitar imprevistos:

Polia do alternador

Responsável por passar o giro do motor do automóvel para o alternador através de uma correia, esse componente transforma energia mecânica em elétrica para carregar a bateria.

Para evitar surpresas desagradáveis tanto a polia, quanto o alternador, devem ser verificados sempre que o condutor observar que a lâmpada de carga (que tem o desenho de uma bateria) no painel de instrumentos está acesa.

Outros sinais são o ruído (no caso da polia), dificuldade para dar a partida ou oscilações na iluminação interna (alternador).

Impulsor de partida

Um dos principais erros cometido pelos motoristas é insistir em acionar o motor, caso haja demora na ignição.

Esse ato pode forçar o motor de partida e provocar um superaquecimento do componente, fazendo com que seja necessário esperar ainda mais tempo para ligar o carro e causar danos ao dispositivo.

Motores de partida são projetados para operar continuamente por um tempo máximo de 30 segundos. Caso o motor de combustão não entre em funcionamento ao final deste período, é necessário o intervalo de dois minutos entre as partidas.

Em respeito à manutenção, um dos principais cuidados deve ser com o óleo lubrificante, ficando atento aos períodos corretos de troca, a checagem dos parafusos de fixação do motor de partida e também a parte elétrica relacionada a ele.

Além disso, a bateria do carro deve estar em boas condições, já que, sem energia, o impulsor pode não funcionar corretamente.

Outra dica é solicitar ao mecânico que verifique o indicador de carga, além de checar se os cabos elétricos estão bem conectados e se o motor apresenta algum ruído.