Ve�culos

ZEN orienta sobre cuidados com polias e alternadores

21/09/2016 13:30:00

Empresa produz tr�s modelos de polias para o mercado de reposi��o da Am�rica do Norte e Europa

ZEN orienta sobre cuidados com polias e alternadores
Especialista ressalta que os componentes devem ser verificados sempre que o condutor observar a l�mpada de carga acesa (Foto: Divulga��o)

Geralmente, motoristas só dão a devida importância para o alternador quando o motor do seu carro para subitamente ou não entra em funcionamento.

No entanto, entender melhor o funcionamento dos componentes do propulsor pode ajudar a evitar sustos e danos maiores.

Diferente do que a maioria pensa, a bateria do carro não é a única responsável pelo funcionamento da parte elétrica.

O alternador e seus componentes também têm papel fundamental no sistema elétrico do veículo.

A polia do alternador, por exemplo, é a responsável por passar o giro do motor do automóvel para o alternador através de uma correia, transformando energia mecânica em elétrica para carregar a bateria.

Existem três gerações de polias de alternador. A fabricante de autopeças ZEN produz esses modelos para o mercado de reposição.

A primeira leva o nome de polia rígida, e tem a função única e exclusiva de transmitir, por meio de uma correia, o movimento do motor ao alternador.

“Essa peça tem uma durabilidade maior por não apresentar mecanismos internos”, explica Allan Maurici, Analista de Experimentação e Testes da empresa.

Já a segunda geração, chamada de polia de roda-livre, contém diversos componentes internos. Sua função adicional permite que o rotor da peça gire livremente nos casos de desacelerações bruscas ou paradas do propulsor. Com isso, evita-se que a correia “escorregue” e apresente ruídos.

A última polia é a desacopladora que, além de executar as mesmas funções das anteriores, isola o rotor do alternador, reduzindo o efeito das vibrações torcionais produzidas pelo motor de combustão no restante dos acessórios.

A vida útil desta polia chega a 100 mil quilômetros, enquanto a de roda-livre suporta 50 mil quilômetros.

O maior volume de produção das polias da segunda e terceira geração é destinado para a exportação, sendo que os principais destinos são os países da América do Norte e da Europa.

No Brasil, recentemente as montadoras passaram a equipar os veículos com esses dois tipos de peças. Para abastecer o mercado de reposição, a ZEN conta com mais de 60 distribuidores espalhados em pontos estratégicos do país que, juntos contam com mais de 200 filiais.

Além disso, a fabricante está em negociações com sistemistas para oferecer esse item também para o mercado original.

Cuidados

Para evitar surpresas desagradáveis, Allan afirma que, tanto a polia, quanto o alternador, devem ser verificados sempre que o condutor observar que a lâmpada de carga (que tem o desenho de uma bateria) no painel de instrumentos está acesa.

Outros sinais são o ruído (no caso da polia), dificuldade para dar a partida ou oscilações na iluminação interna (alternador).

Existem casos em que a peça trava, falha que exige uma investigação mais detalhada para ser identificada.

Os dois casos exigem a substituição do componente em uma oficina elétrica. O procedimento leva cerca de duas horas.

Alternador

A vida útil do alternador é de aproximadamente 200 mil quilômetros. Mas, esse tempo pode ser reduzido se o proprietário do veículo instalar uma grande quantidade de acessórios, como faróis de neblina, som de alta potência e sistema de entretenimento (DVD), que consomem mais energia do que o alternador é capaz de fornecer.

Para preservar essa peça são necessários alguns cuidados básicos, como desligar sempre os acessórios elétricos ao dar a partida no motor. Também é recomendável fazer a manutenção preventiva.